quinta-feira, 5 de outubro de 2017

VOLGA-DNEPR GARANTE O RETORNO PARA CASA DO "LADNSHUT"


Dois aviões Volga-Dnepr Airlines, um 'An-124-100 e um IL-76TD90-VD, completaram com orgulho o regresso emocionante para a Alemanha de um Boeing 737-200 que foi seqüestrado por terroristas em 1977. A antiga aeronave Lufthansa deve ser totalmente restaurada e colocada em exibição permanente no Museu Dornier na cidade de Friederichshafen.
O avião, batizado em homenagem à cidade bávara de Landshut, foi seqüestrado em 13 de outubro de 1977, na rota entre Palma de Mallorca e Frankfurt. Este foi o início de uma provação de quatro dias para os passageiros e a tripulação, uma vez que a aeronave foi forçada a viajar para Roma, Chipre, Bahrein, Dubai e Aden antes de chegar ao seu destino final em Mogadíscio, na Somália. O seqüestro foi finalmente encerrado com um ataque das forças especiais alemãs, que libertaram com sucesso todos os 86 reféns. Tragicamente, o piloto da aeronave, Jurgen Schumann, já havia perdido a vida nas mãos dos quatro terroristas antes de poder ser resgatado.

O Boeing 737-200 voltou ao serviço e acabou os seus dias voando para a companhia brasileira TAF Linhas Aéreas, antes de ser desativado em 2008. Desde então, foi abandonado no aeroporto de Fortaleza, no Nordeste do Brasil, até que o Ministério das Relações Exteriores alemão comprou o 737 para trazê-lo "para casa", descrevendo o "Landshut" como um símbolo vivo de uma sociedade livre, que não pode ser derrotada pelo medo e pelo terror.

Uma grande multidão de funcionários, ex-membros da tripulação do vôo de 1977, a mídia internacional e entusiastas da aviação aguardavam para ver os aviões da Volga-Dnepr pousar no aeroporto de Friederichshafen. A fuselagem e as asas do Boeing 737 foram transportadas em um quadro especial para o vôo An-124-100 do Brasil, enquanto o IL-76TD-90VD da Volga-Dnepr carregava os motores 737 e outros componentes.

Mikhail Smirnykh, diretor-geral da Volga-Dnepr Airlines, disse: "Estamos extremamente orgulhosos de ter sido escolhidos para levar o Boeing 737 'Landshut' para a Alemanha. É um símbolo do compromisso da nação de nunca se vingar do terrorismo. Para nós, este é um projeto especialmente pungente para apoiar porque nossa própria empresa testemunhou as trágicas conseqüências do terrorismo há dois anos, quando seis de nossos colegas que descansavam entre vôos perderam suas vidas quando militantes armados invadiram um hotel no Mali. Trazer este Boeing 737 para casa é, portanto, muito significativo para nós e compartilhamos e apoiamos tudo o que representa ". (Volga-Dnepr)