quinta-feira, 28 de maio de 2020

SITE AEROENTUSIASTA - 20 ANOS !

Boeing 767-200 da TransBrasil (PT-TAI) decolando de POA ao amanhecer em 1998.
Esta imagem inspirou a marca do Site AeroEntusiasta

Neste 28 de Maio de 2020, o Site AeroEntusiasta completa 20 anos no ar!


   Para nos situar no tempo, em MAI/2000 os aviões oficiais do Presidente da República eram os Boeing 707 (KC-137), os Boeing 737-200 (VC-06) e a FAB guarnecia o Planalto Central com os supersônicos Mirage III (F-103). O cenário da aviação comercial era mais ou menos este: a Vasp desesperadamente pedia socorro com água  pela cintura; a TransBrasil, coitada, estava com a água batendo no queixo; a Varig ainda nadava como se não houvesse amanhã; a TAM era uma jovem atleta ainda participando de eventos juvenis; a GOL não passava de um sonho da família Constantino e a Azul... bem, esta era apenas o nome de uma cor. 
Exemplo da capa da segunda versão (MAI/2001)

A primeira vez que vimos o Site AeroEntusiasta num dispositivo móvel.
Um Nokia 9210 Communicator do amigo Fernando Valduga (2001)
  Foi neste cenário "pós-bug do milênio" que surgiu o despretensioso site "Aviação para Entusiastas", um dos poucos que haviam direcionados para o hobby da aviação. Lembrando que nesta época a internet era acessada via linha telefônica discada com velocidades de conexão que hoje são motivos de piadas.

   Ainda no ano de 2000, o título composto (Aviação Para Entusiastas) foi simplificado para AeroEntusiasta, facilitando a memorização da marca.

   Inicialmente o site foi hospedado do portal Terra, que disponibilizava um espaço para pequenos sites, chamado Planeta Terra. O endereço da primeira versão era complicado, "http://planeta.terra.com.br/lazer/sbpa", mas ficou pouco tempo, porque uma ferramenta on-line ajudou a simplificar para www.Aeroentusiasta.cjb.net.

Terceira versão (DEZ/2005)
   Em 15/JAN/2002 foi criado a primeira versão do AeroFórum, na época um dos primeiros - senão o primeiro - ambientes on-line para reunião de entusiastas. Ali surgiram muitas amizades e parcerias no hobby, inclusive em MAI/2004 ocorreu um encontro no aeroporto de Brasília/BSB, organizado por membros do AeroFórum! Muitos dos primeiros participantes do fórum, hoje são profissionais da aviação ou tem projetos na área. Nestes quase 16 anos, o banco de dados do AeroFórum acumulou 168 mil mensagens divididas em quase 40 mil tópicos, se tornando uma importante ferramenta para pesquisas sobre a história recente da nossa aviação. Atualmente tem pouco mais de 400 usuários, número que foi muitas vezes maior, quando a internet oferecia pouca (ou nenhuma) diversidade de espaços similares.
AeroFórum - um dos pioneiros na reunião virtual de entusiastas.

   Em JAN/2004 foi registrado o endereço www.AeroEntusiasta.com.br, que se mantemos até os dias de hoje.


   Nestas duas décadas de existência, o Site AeroEntusiasta foi hospedado em quatro servidores diferentes, sendo que somente no penúltimo foram 12 anos. Infelizmente devido a problemas técnicos, todas as mais de 400 postagens e duas dezenas de artigos publicadas entre 2005 e 2017 saíram do ar. Felizmente o banco de dados foi salvo e permanece guardado em off-line. 
Versão 2009

Versão 2009 acessada no avô dos tablets, o Nokia N800.
   Como alternativa mais simples e segura, em SET/2017 ativamos um Blogger, ferramenta do Google, ao qual vinculamos o endereço do site. Desta forma, quem digitar www.AeroEntusiasta.com.br, automaticamente é direcionado para o Site AeroEntusiasta.

   Nestas duas décadas a internet mudou muito e o dinamismo das redes sociais atraiu fortemente o interesse dos internautas. Diversos grandes portais especializados também surgiram e assumiram um papel proeminente no mundo virtual do hobby. Por sua vez, o Site AeroEntusiasta não acompanhou as "tendências da moda", mas aderiu lentamente as redes sociais como Flickr (2009), Twitter (SET/2009), Instagram (FEV/2015) e uma fanpage no Facebook, sem interação e atualização. Essas redes reunidas somam mais de 23 mil seguidores!
Instagram do Site AeroEntusiasta - quase 16 mil seguidores!
   O nosso foco não nunca foi de concorrer com notícias exclusivas ou extraordinárias. Mantemos postagens regulares com material diferenciado, evitando postagens caça-clique e postagens sem citar fontes. Obviamente erros ocorrem e estamos sempre prontos para corrigi-los, porque a nossa preocupação é registrar a história da aviação nacional com a maior fidelidade possível. Seguimos o dito popular que diz: "quantidade nem sempre é qualidade".

   Pelas páginas do Site AeroEntusiasta passaram quase todos os principais capítulos da história da aviação nestes últimos 20 anos. O site esteve representando em muitos eventos, porém o mais importante é amigos e colaboradores que nos ajudam a manter o espaço atualizado.Sem estas colaborações, certamente o Site AeroEntusiasta não existiria, e queremos agradecer a todos que nestes 20 anos ajudam a manter ativo uma das homepages brasileiras mais longevas sobre o nosso hooby da aviação.
Algumas imagens que passaram pela capa do Site AeroEntusiasta
Saúde! Cheers!
   Nestas duas décadas o que não mudou foi o nosso entusiasmo pelo nosso hobby, o qual sempre levamos a sério! Este é o espírito do Site AeroEntusiasta, cuja gênese do seu nome sintetiza o ideal que o criou, ou seja, é um espaço feito por entusiastas para entusiastas!



.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................