domingo, 19 de agosto de 2018

TAP M&E POA: FIM DE UM CAPÍTULO NA AVIAÇÃO COMERCIAL BRASILEIRA?

Foto: TITO LEANDRO BORGES © POA 18/08/2018
TAP M&E (TAP MAINTENANCE & ENGINEERING), entregou ontem (18/AGO) para a LOT POLISH AIRLINES o último Embraer 195 ex-Azul (PR-AYC), revisado na sua oficina gaúcha. O SP-LNI decolou de Porto Alegre/RS (POA) com destino a Varsóvia/Polônia (WAW) com escalas técnica em Natal/RN (NAT) - onde pernoitou - e Las Palmas/Ilhas Canárias (LPA).  Resumo dos jatos Embraer 195 ex-AZUL revisados e entregues para a LOT POLISH AIRLINES pela TAP M&E POA:
  • Prefixo brasileiro > Prefixo polonês: Data do ferry, número do voo e rota
  • PR-AYM > SP-LNL: 12-14/04/18 LOT 9101 POA-REC-SID-SVQ-WAW
  • PR-AYB > SP-LNH: 30-31/05/18 LOT 9101 POA-REC-LPA-WAW
  • PR-AYD > SP-LNK: 12-13/06/18 LOT 9101 POA-REC-LPA-WAW 
  • PR-AYA > SP-LNG: 14-15/07/18 LOT 9101 POA-FOR-LPA-WAW
  • PR-AYC > SP-LNI: 18-19/08/18 SP-LNI POA-NAT-LPA-WAW 
Voo de entrega do SP-LNI (ex.PR-AYC). (FlightRadar)
O que seria motivo de orgulho para os funcionários da TAP M&E POA, deu lugar a um clima de tristeza. O jato polonês foi o último avião comercial revisado e entregue pela filial gaúcha da empresa, e a sua decolagem marcou o final de décadas de serviços de manutenção realizadas pelo Centro de Manutenção de Porto Alegre (CEMAN POA).

Funcionários TAP M&E POA registram a decolagem do Embraer 195 da LOT (Site AeroEntusiasta © POA 18/08/2018
Os serviços de manutenção neste local nasceram com a chegada dos aviões terrestres da Varig (início década 1930), quando a companhia instalou no antigo Aeroporto Federal São João os seus estaleiros. Nos anos 1950 foram construídos dois grandes hangares (1 e 2), especialmente projetados para receber os novíssimos gigantes Lockheed 1049 Constellation. Com o reconhecimento mundial da excelência Varig nos serviços de manutenção, naturalmente foram construídos novos hangares (3, 4 e 5). Particularmente a chegada do hangar 4 em 1986 elevou a capacidade do centro de manutenção gaúcho para atender jatos de grande porte (widebodies). 

 
Hangares 1 e 2 em construção 1955. Propaganda da entrega do Hangar 4. (Arquivo Site AeroEntusiasta)

Com a derrocada do grupo gaúcho no início dos anos 2000, a valiosa área de manutenção foi desmembrada da holding, visando preservá-la e vendê-la. Assim surgiu a VEM - Varig Engenharia e Manutenção que em 2005 foi adquirida pela portuguesa TAP Maintenance & Engenering.

No final do mes passado o site do sindicato dos aeroviários de POA informou que a presidência da TAP M&E Brasil declarou o encerramento atividades de manutenção no país (leia AQUI). Milhares de funcionários gaúchos foram demitidos, e os hangares e outros imóveis situados na área ao lado do Aeroporto Salgado Filho, estão sendo entregues para a concessionária FRAPORT. O futuro da área ainda é incerto, mas há negociações em andamento com empresas interessadas no espaço e infraestrutura (leia nota da empresa abaixo). 

Ainda estão no hangar 3 da TAP M&E POA dois caças Northroph F-5M da Força Aérea Brasileira, em fase final de check. Após a entrega destas duas aeronaves, será encerrado definitivamente este capítulo na história da aviação brasileira.

..........................................................................................................................................................................................

> Atualização 21/AGO/2018

Por solicitação da TAP M&E BRASIL, através de agência de comunicação, transcrevemos a nota recebida da direção da empresa.

"A TAP Manutenção e Engenharia (TAP M&E) Brasil  confirma que está reestruturando sua operação em Porto Alegre para se adequar à atual demanda do mercado de MRO (Manutenção, Reparos e Overhaul). No entanto, não houve qualquer manifestação no sentido de encerramento das atividades."

* O Site AeroEntusiasta espera que esta situação transitória seja breve, para que a TAP M&E Brasil e o setor aeronáutico nacional ultrapassem esta linha de instabilidade e possam seguir voando sem turbulências.
..........................................................................................................................................................................................

>>> Acompanhe as notícias e conheça outros detalhes no AEROFÓRUM.


CEMAN POA. (Site AeroEntusiasta)


Outros tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................