segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

ARGENTINA: VEM AÍ A FLYBONDI

 Foto: LV-HKS em Córdoba após longo translado desde Singapora ( Spotters Córdoba – @SpottersCordoba )

Chegou a Córdoba/Argentina (COR) na madrugada de domingo (03/DEZ) o primeiro avião da FLYBONDI, a mais nova companhia aérea da Argentina e a primeira "low cost" deste mercado.
O  Boeing 737-800W, matriculado LV-HKS "Nelson" (cn 33821), foi fabricado em ABR/2005 para a irlandesa Ryan Air (EI-DHM), onde voou até MAI/2012 quando foi repassado para a colorida empresa tailandesa NokAir (HS-DBD). Com o fim do contrato do leasing em OUT/2017, a NokAir transladou o jato para as oficinas de MRO (Maintenance, Repair and Overhaul) localizadas no Aeroporto de Seletar/Singapura (XSP), onde foi padronizado para a FLYBONDI.

 Foto: HS-DBD, atual LV-HKS em Phuket 2013 ( Erik Frikke - abpic.com.uk )

Identificado oficialmente com as as marcas argentinas, o LV-HKS deixou Seletar (XSP) em 25/NOV com destino a Nagoia/Japão (NGO), e escala técnica em Hanoi/Vietnam (HAN). A segunda e mais longa etapa deste "ferry flight" ocorreu entre os dias 28 e 29/NOV quando o "Hotel-Kilo-Sierra" realizou a rota: Nagoia/Japão (NGO), Kamchatsky/Rússia (PKC), Anchorage/USA (ANC), Los Angeles/USA (LAX) e San José/Costa Rica (SJO).

A última perna começou na tarde de  01/DEZ em San José/Costa Rica (SJO) e terminou seis horas depois em Córdoba/Argentina (COR), o aeroporto escolhido para ser a sede da nova empresa Argentina.

O primeiro avião da FLYBONDI voou quase meio mundo para chegar a sua nova casa, percorrendo aproximadamente 13 mil milhas náuticas (24 mil quilômetros), passando por sete países e cumprindo quase 24 horas de voo.


Com planos ambiciosos e inovadores para o mercado Argentino e regional, a FLYBONDI pretende ligar cidades do interior a capital, sem utilizar os tradicionais (e saturados) aeroportos de Ezeiza e Aeroparque. Os investidores planejam capacitar o Aeroporto de El Palomar (PAL), situado a aproximadamente 20 km de Buenos Aires, com um novo terminal de passageiros afim de servir como hub para a Capital Federal. 



A empresa fez pedidos para dezenas de voos interligando cidades do interior da Argentina a países vizinhos como Brasil, Uruguay, Colômbia, Chile entre outros. Para cobrir a pretendia malha, os investidores planejam uma frota de 25 aeronaves em cinco anos. O start-up de fato aconteceu com a chegada do primeiro Boeing 737-800 em Córdoba neste domingo (02), e agora é uma questão de tempo para o céu do cone sul ficar pintado com as cores da nova empresa Argentina.


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