segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

O PRIMEIRO BOEING 787 EM PORTO ALEGRE (POA)

Foto: Vinícius Costa ©

Em operação inédita ocorrida neste domingo (10/DEZ), o Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA), recebeu pela primeira vez em sua história um Boeing 787Para fechar com chave de ouro um ano atípico em quantidade e diversidade de tráfegos diferentes, uma operadora de turismo contratou a ETHIOPIAN AIRLINES para levar torcedores do Grêmio para os Emirados Árabes Unidos, onde acontece o Campeonato Mundial de Clubes de Futebol.
Sob um calor escaldante de 34ºC do início da tarde, pressão atmosférica abaixo dos 1000 milibares e um vento  quente soprando de Oeste moderado, típico do verão da região sul, o Boeing 787-8 prefixo ET-AOR (cn 34746) finalizou às 16:00 UTC a primeira etapa do voo ETHIOPIAN 8509, em translado vazio desde Guarulhos/SP (GRU).

Foto: Tito Leandro Borges ©

Batizado como Addis Ababa, capital da Etiópia, o ET-AOR é um dos dezenove 787-8 da companhia, que recentemente recebeu os primeiros 787-9, versão alongada do moderno jato da Boeing (ver notícia AQUI). A tradicional ETHIOPIAN AIRLNES é uma empresa 100% estatal, fundada em 1945. Sua gestão é motivo de orgulho para o governo, pois apresenta elevados níveis operacionais e de segurança, possui uma consolidada e extensa malha de rotas, apresenta bons resultados financeiros e a frota é muito moderna. Além dos 21 Boeing 787, a Ethiopian possui mais seis Airbus A350, dezenove Boeing 737NG, dezesseis Boeing 777, dois Boeing 757 e quatorze Dash 8. A empresa opera regularmente no Brasil, com uma rota que liga Addis Ababa a Guarulhos cinco vezes por semana com os seus Boeing 787-8.

Foto: Fábio Luís Fonseca © Site AeroEntusiasta 

A partida do voo ETH 8509 ocorreu próximo das 18:30 UTC, quando o 787 foi rebocado da ponte 2C, com mais de 200 passageiros a bordo. Com a operação na cabeceira 29 e o intenso tráfego do final de tarde, a TWR-PA (Torre Porto Alegre) informou sobre a necessidade de espera, porque o 787 teria que taxiar sobre a pista em uso, devido a limitação na taxiway D para aeronaves de grande envergadura.

Exibindo alta performance e ruído muito abaixo do nível dos clássicos jatos de grande porte, o ET-AOR usou pouco mais de 1.800 metros de pista, decolando suavemente às 18:52 UTC, para um longo voo de quase nove horas até Lomé, a capital do Togo, onde reabastecerá e prosseguirá até Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

Foto: André Werutsky ©

Fonte: Flight Radar 24 ©


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