quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

PR-VLA: LET 410 PRONTO PARA DEIXAR O BRASIL

Foto: Carlos Pessini © PSAFETYCARDS

Pertencente ao empresario paranaense fundador da SOL LINHAS AÉREAS,  o Let 410UVP-E20, PR-VLA (cn 882101) está fora de serviço no hangar do Aeroporto de Cascavel/PR (CAC) desde NOV/2011, quando a empresa encerrou as atividades.
Recetemente o PR-VLA foi negociado com a regional chilena AEROCORD, que já possui um Let 410 adquirido da gaúcha NHT (PR-NHE), atual CC-AFM. Para o translado até a sede da empresa em Puerto Montt, sul do Chile, o Let passou por completa revisão realizada em Cascavel, onde aguarda a liberação das autoridades brasileiras.

Arquivo Site AeroEntusiasta 

Fabricado em 1988, a história  brasileira do PR-VLA começa em MAI/2007 quando foi recebido pela maranhense LITORANEA TÁXI AÉREO. Em AGO/2007 a empresa inicou os voos sistemáticos a partir de São Luís/MA (SLZ) para Fortaleza/CE (FOR), Teresina/PI (THE), Parnaíba/PI (PHB), Barreirinhas/MA (BRB), Camocim/CE (CMC), etc. O plano era uma frota de cinco aviões do mesmo modelo até 2010, mas as operações se mostraram pouco rentáveis. Em meados de 2008 as operações foram encerradas e o avião vendido para a SOL LINHAS AÉREAS.

Foto: StarLiner ©

Em JAN/2009 o PR-VLA cruzou o país de norte a sul em translado desde Fortaleza/CE (FOR) até Porto Alegre/RS (POA), com escalas em Petrolina/PE (PNZ), Montes Claros/MG (MOC) e  Sorocaba/SP (SOD). O destino foi o hangar da NHT, que na época tinha uma frota de seis Let410 e prestava serviços de manutenção e revisão nestes aviões. Convenientemente ao lado da NHT estava o Centro de Manutenção da VEM POA (atual TAP M&E POA), onde foi realizada a pintura do primeiro avião da SOL LINHAS AÉREAS.

Foto: Patrick Krug ©

Em MAI/2009 o Let 410 foi transladado para Cascavel (CAC), cujo aeroporto recebeu melhorias para sediar a mais nova empresa aérea paranaense. No dia 12/OUT/2009 embarcaram pela sala VIP da SOL os primeiros dez passageiros para o voo inaugural direto para Curitiba (CWB). No dia seguinte foram inciados os voos para Foz do Iguaçu (IGU) e Maringá (MGF). Até o encerramento das operaçoes em NOV/2011, o mapa de rotas foi alterado conforme a demanda, e cidades como Toledo (TOW), Pato Branco (PTO), Guarapuava (GPB), entre outras, receberam os voos da SOL.

Foto: Fábio Luís Fonseca © Site AeroEntusiasta

Tabela voos # OUT/2009

Desde a chegada do primeiro Let 410 da empresa baiana AEROSTAR em 2001, passaram pelo Brasil 13 aeronaves deste modelo, a saber:
  • AEROSTAR (PT-FSE)
  • TEAM (PT-FSE, PR-AIA, PR-CRA e PR-IMO)
  • SETE (PR-CRA)
  • CRUISER (PR-CRX)
  • LITORANEA (PR-VLA)
  • NHT (PR-NHA, PR-NHB, PR-NHC, PR-NHD, PR-NHE, PR-CRX)
  • SOL (PR-VLA)
  • NOAR (PR-NOA e PR-NOB)
  • BRAVA (PR-NHC e PR-NHD)

.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................