quarta-feira, 2 de maio de 2018

FIDAE 2018



Texto: Edilson Carlos - Site AeroEntusiasta

Aconteceu entre os últimos dias 03 e 08 de abril deste ano de 2018 a FEIRA INTERNACIONAL DO AR E ESPAÇO ( FIDAE ), maior evento do seguimento na América Latina. Realizada a cada dois anos, 2018 marcou a 20ª edição desta que já é referência no setor aeroespacial, sendo uma das principais plataformas de negócios da América do Sul.
O CEO da próxima FIDAE a ser realizada em 2020, Ten Cel Raúl Mera,  destaca “A FIDAE é um ponto de encontro e intercâmbio de conhecimento em virtude da realização de uma série de conferências, onde os presentes se interiorizam das últimas novidades e tendências em matéria aeroespacial, produto da participação de prestigiosos expositores e delegações nacionais e internacionais.”

Mais de 500 expositores e empresas de diversos segmentos relacionados à aviação e segurança estiveram presentes na FIDAE 2018. As grandes fabricantes de aviões como Boeing e Airbus marcaram presença na FIDAE como de costume, esta última sendo a 13ª vez consecutiva. A Embraer, que é patrocinadora da Feira, a Bombardier, a Dassault Aviation e a Honda que esteve na feira pela primeira vez, também foram destaques.
O destaque das delegações militares ficou por conta da Força Aérea Americana, assim como tem sido em edições anteriores, a USAF esteve presente de forma maciça na FIDAE 2018 com uma ampla variedade de apresentações. Desta vez as novidades mais destacadas foram a visita pela primeira vez na América Latina do caça F-35A Lighting II, aeronave de combate mais moderna do mundo e do B-52, clássico bombardeiro americano, que pela primeira vez pousava em solo na América do Sul, já que na sua última aparição na FIDAE em 2016 fez um único sobrevoo sobre a pista 17L de Santiago. Além das duas novidades a USAF ainda trouxe os caças F-22 Raptor, Boeing KC-135R Stratotanker, o C-17 Globemaster III, KC-10 Extender e o MC-130H Combat Talon II.
 

 

O destaque da EMBRAER foi o KC-390, que pousou em Santiago para participar da FIDAE pela primeira vez. Durante os dias que estiveram na feira a aeronave de matricula PT-ZNF realizou exposições estáticas e apresentações de desempenho em voo.
A Honda Aircraft Company apresentou pela primeira vez sua aeronave HondaJet, modelo que a marca pretende emplacar um grande números de vendas na América do Sul até final de 2018.
Já a Airbus trouxe pela segunda vez o A350-900, aeronave que incorpora novos destaques em qualidade e sustentabilidade ambiental, graças a motores eficientes no qual 70% de sua estrutura está composta de materiais avançados. “A FIDAE é um dos eventos chaves para a Airbus, é a feira aeronáutica e espaço mais relevante da América Latina, estamos orgulhosos de uma vez mais ter a oportunidade de fortalecer nossa relação com a FIDAE e exibir nossos produtos”, destaca Rafael Alonso, Presidente da Airbus para América Latina e Caribe.

 

Além de aviões, a Airbus tem sido destaque e alcançado relevante participação no mercado de helicópteros na America Latina e Caribe, sendo responsável por 39% de entregas na região nos últimos 5 anos. De acordo com a Airbus, mais de 1.400 helicópteros militares e civis fabricadas pela empresa operam na América Latina, com mais de 720 clientes, o que significa 1/3 da frota total em serviço. Na FIDAE a Airbus apresentou vários modelos: H125, H130, H135, H145 e o EC155.
Neste ano a ABIMDE (Associação Brasileira das Industrias de Materiais de Defesa e Segurança) marcou novamente presença com o pavilião Brasil. Em associação com a Apex-Brasil e com apoio do Ministério da Defesa, a ABIMDE coordenou a exposição de cerca de 50 empresas que compõe a base industrial de defesa.
 

 

 



  • Mais foto no álbum do FLICKR

Tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................