quarta-feira, 19 de junho de 2019

SÉRIE PRESERVADOS (6): A-1A # FAB 5528 # CURITIBA/PR

  • Operador: FORÇA AÉREA BRASILEIRA
  • Modelo: AMX (A-1A)
  • Matrícula: FAB 5528 (c/n BX029)
  • Cidade: Curitiba/PR
  • Local: Praça interna do Colégio Militar do Exército Brasileiro (CMC) 
 
Alfredo Beckhauser © CMC 06/2019
O Colégio Militar do Exército Brasileiro de Curitiba/PR (CMC) recebeu recentemente uma aeronave AMX desativada pela Força Aérea Brasileira.

Em 15/DEZ/2016 o 1º/16º Grupo de Aviação - "Esquadrão Adelphi" - de Santa Cruz/RJ (ALA 12) foi desativado, e a FAB reuniu todos os seus A-1 nas duas unidades de Santa Maria/RS (ALA 4), o Centauro (3º/10º) e Poker (1º/10º). Neste processo de reestruturação, algumas aeronaves AMX foram retiradas de serviço, entre elas estava o  A-1A FAB 5528, destinado para preservação.

No início deste ano, o "Adelphi 28" foi desmontado e enviado para o CM de Curitiba/PR. Em maio concluiu-se a montagem da aeronave, que ficará exposta em uma praça interna da instituição,  juntamente com um carro de combate do Exército e uma embarcação da Marinha. Curiosamente o AMX recebeu as marcas "A-1M" na deriva, apesar de ter passado pelo processo de modernização.
 
A-1A FAB 5528 durante a Operação Laçador 2009
 
Alfredo Beckhauser © CMC 06/2019

Sobre os Colégios Militares do Exército Brasileiro

Os Colégios Militares (CM) são organizações militares (OM) que funcionam como estabelecimentos de ensino (Estb Ens) de educação básica, abertos à comunidade em geral, cuja finalidade é atender ao Ensino Preparatório e Assistencial. Os CM estão subordinados à Diretoria de Educação Preparatória e Assistencial (DEPA) e tem como objetivo principal capacitar os alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio para o ingresso em estabelecimentos de ensino militares e para instituições civis de ensino superior.

Para mais informações sobre o CM, acesse DEPA.

* Colaborou nesta edição: Alfredo Beckhauser/CWB.



    .............................................................................................................................................................
    Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com
    ..............................................................................................................................................................