sexta-feira, 20 de maio de 2022

AEROPORTO DE PORTO ALEGRE INAUGURA A AMPLIAÇÃO DA PISTA

 

A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport).

Finalmente, a tão esperada obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre (POA/SBPA) foi oficialmente inaugurada em 19 de maio. Com os novos 920 metros, a pista passou a contar com uma extensão total de 3.200 metros. A FRAPORT Brasil, concessionária do aeroporto, investiu R$ 135 milhões nas obras.

A pista deveria ser entregue em dezembro de 2021, entretanto, a pandemia de Covid-19 e o consequente atraso na desocupação de parte da área da Vila Nazaré, que ficava dentro do sítio aeroportuário, afetaram o cronograma previamente firmado com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que concedeu mais oito meses de prazo para a conclusão dos trabalhos.


A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fonte: AIS WEB).

....................................................................................................................................................

Nota AE (1): A primeira decolagem da nova cabeceira 29 foi realizada às 08:27UTC pelo Airbus A320-200 da LATAM, matrícula PR-MYX, no voo TAM 3155 para Guarulhos/SP.

Nota AE (2): O voo da TAP 117 Lisboa-POA, até então realizado com os Airbus A330-200, foi operado pela primeira vez por um A330-900 Neo CS-TUM.

....................................................................................................................................................

As obras de ampliação da pista começaram em março de 2018 e compreendem uma série de adaptações e projetos que vão além da extensão em si. Em dezembro de 2018, foi entregue a nova via de taxiamento (taxiway "P"), o que facilitou o fluxo de aeronaves nos pátios 1 e 2, especialmente as de grande porte, que operam voos internacionais.

No primeiro trimestre de 2019, foram entregues a subestação de energia 2, dedicada ao Terminal de Passageiros, a reforma da RESA (área de segurança de final de pista) da cabeceira 11, e uma série de melhorias nos pavimentos de pistas de taxiamento, acostamentos, muro perimetral e instalação de novas cercas operacionais para prover maior segurança às áreas de movimento de aeronaves.

A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport).

Em outubro de 2021, iniciaram as obras na área da Vila Nazaré, com a instalação de um muro perimetral, supressão vegetal e duas etapas de limpeza, com a remoção de 28.388 toneladas de dejetos. Também foi construída a RESA (área de segurança de final de pista) da cabeceira 29 e instalados os equipamentos de auxílio à navegação aérea.


A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport).


Capacidade com a ampliação

Conforme a Fraport, anteriormente, a pista de pouso e decolagem contava com 2.280 metros de extensão, permitindo operações com alcance máximo de aproximadamente 9.000 km, porém com a capacidade máxima de passageiros e carga aérea das aeronaves limitada a 75%. Com a ampliação para 3.200 metros, serão possíveis operações de carga completa a uma distância de cerca 12.000 km.

A extensão será um diferencial para a indústria gaúcha, que hoje precisa transportar a maior parte da sua produção por rodovia até São Paulo para, então, seguir ao destino por via aérea ao destino no exterior.

“As obras na infraestrutura da pista de pouso e decolagem e nas pistas de taxiamento cumprem plenamente com as obrigações estabelecidas no Contrato de Concessão, com os regulamentos da Organização da Aviação Civil Internacional e com os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea", explicou Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil.


A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport).


ILS (Instrument Landing System)

Em 20 de abril, a Fraport Brasil recebeu da Força Aérea Brasileira (FAB), a homologação do ILS CAT II, que exige uma visibilidade horizontal maior que 300 metros e vertical maior que 30,5 metros. Para realizar os procedimentos ILS CAT II, os pilotos e as aeronaves deverão estar habilitados e homologados. Entretanto, a Fraport ressalta que a Torre de Controle apenas informa as condições de visibilidade para os pilotos, que tem a autoridade de decidir pousar ou não.

Tópicos de interesse: