A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport). |
Finalmente, a tão esperada obra de ampliação da pista de pouso e decolagem do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre (POA/SBPA) foi oficialmente inaugurada em 19 de maio. Com os novos 920 metros, a pista passou a contar com uma extensão total de 3.200 metros. A FRAPORT Brasil, concessionária do aeroporto, investiu R$ 135 milhões nas obras.
A pista deveria ser entregue em dezembro de 2021, entretanto, a pandemia de Covid-19 e o consequente atraso na desocupação de parte da área da Vila Nazaré, que ficava dentro do sítio aeroportuário, afetaram o cronograma previamente firmado com a ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), que concedeu mais oito meses de prazo para a conclusão dos trabalhos.
A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fonte: AIS WEB). |
No primeiro trimestre de 2019, foram entregues a subestação de energia 2, dedicada ao Terminal de Passageiros, a reforma da RESA (área de segurança de final de pista) da cabeceira 11, e uma série de melhorias nos pavimentos de pistas de taxiamento, acostamentos, muro perimetral e instalação de novas cercas operacionais para prover maior segurança às áreas de movimento de aeronaves.
A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport). |
Em outubro de 2021, iniciaram as obras na área da Vila Nazaré, com a instalação de um muro perimetral, supressão vegetal e duas etapas de limpeza, com a remoção de 28.388 toneladas de dejetos. Também foi construída a RESA (área de segurança de final de pista) da cabeceira 29 e instalados os equipamentos de auxílio à navegação aérea.
A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport). |
Capacidade com a ampliação
Conforme a Fraport, anteriormente, a pista de pouso e decolagem contava com 2.280 metros de extensão, permitindo operações com alcance máximo de aproximadamente 9.000 km, porém com a capacidade máxima de passageiros e carga aérea das aeronaves limitada a 75%. Com a ampliação para 3.200 metros, serão possíveis operações de carga completa a uma distância de cerca 12.000 km.
A extensão será um diferencial para a indústria gaúcha, que hoje precisa transportar a maior parte da sua produção por rodovia até São Paulo para, então, seguir ao destino por via aérea ao destino no exterior.
“As obras na infraestrutura da pista de pouso e decolagem e nas pistas de taxiamento cumprem plenamente com as obrigações estabelecidas no Contrato de Concessão, com os regulamentos da Organização da Aviação Civil Internacional e com os Regulamentos Brasileiros da Aviação Civil e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea", explicou Andreea Pal, presidente da Fraport Brasil.
A partir de agora, a pista do SBPA tem 3.200 metros de extensão (Fotos: Fraport). |
ILS (Instrument Landing System)
Em 20 de abril, a Fraport Brasil recebeu da Força Aérea Brasileira (FAB), a homologação do ILS CAT II, que exige uma visibilidade horizontal maior que 300 metros e vertical maior que 30,5 metros. Para realizar os procedimentos ILS CAT II, os pilotos e as aeronaves deverão estar habilitados e homologados. Entretanto, a Fraport ressalta que a Torre de Controle apenas informa as condições de visibilidade para os pilotos, que tem a autoridade de decidir pousar ou não.
Tópicos de interesse: