quarta-feira, 18 de julho de 2018

SÉRIE PRESERVADOS (3): C-95 # FAB 2176 # ESPERA FELIZ/MG

www.skyscrapercity.com
  • Operador: FORÇA AÉREA BRASILEIRA
  • Modelo: Embraer 110A (C-95)
  • Matrícula: FAB 2176 (cn 110097)
  • Município: Espera Feliz/MG
  • Local: Praça Espaço de Lazer Municipal

Em um país onde a regra é o desprezo ao patrimônio histórico, a preservação de um dos primeiros Embraer 110A "Bandeirante" recebidos pela FORÇA AÉREA BRASILEIRA em 1976, é sem dúvidas uma exceção. O FAB 2176 fez parte da primeira encomenda de aeronaves laboratório (EC-95), especialmente desenvolvidas para substituir os obsoletos EC-47 "Dakota" do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV).

Primeira camuflagem do GEIV 76 © Brazil Air Force.blogspot.com
Em 1997 o "GEIV 76" recebeu o novo esquema de camuflagem do esquadrão sediado no Aeroporto Santos Dumont, para quem voou até meados de 1999, quando foi retirado e convertido em um C-95 de transporte. Como C-95 "cadeirinha" (camuflagem branca/cinza) o 2176 foi alocado como aeronave orgânica da Base Aérea de Florianópolis (2000), depois da Primeira Força Aérea (I FAE) na Base Aérea de Natal (2003). Em meados de 2012 ele foi retirado de operação e estocado no Parque de Material Aeronáutico da Base Aérea dos Afonsos/RJ (PAMA-AF).

 
Fábio Luís Fonseca © Site AeroEntusiasta

Ricardo Hebmuller © 2012 - www.airliners.net
Em AGO/2013 uma comitiva da câmara de vereadores municipal de Espera Feliz/MG visitou o PAMA-AF para formalizar o recebimento por doação de uma aeronave. O escolhido foi o C-95 FAB 2176 que dois meses depois foi transportado por via terrestre do Rio de Janeiro até Espera Feliz, numa viagem de aproximadamente 400 km.

Espera Feliz situa-se na divisa entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, a pouco mais de 360 km da capital Belo Horizonte. Na área do município fica o Parque Nacional do Caparaó e o caminho para o Pico da Bandeira, os principais atrativos turísticos da cidade.

Na praça conhecida como Área de Lazer Municipal, foi reservada uma área especial para receber o "avião da FAB". Ele foi montado pelos mecânicos da Força Aérea e pelos funcionários da prefeitura, e instalado sobre um pedestal para a contemplação dos visitantes. Sem dúvidas foi um glorioso final na história do FAB 2176, um dos primeiros EC-95 da Força Aérea Brasileira.


 



Outros tópicos de interesse:

    .............................................................................................................................................................
    Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
    ..............................................................................................................................................................