domingo, 18 de novembro de 2018

SÉRIE PRESERVADOS (5): ATR 72-200 # PR-TTI # ALTAMIRA/PA


MARCEL SELHORST © via Google Maps (ABR/2017)
  • Último operador: TRIP LINHAS AÉREAS
  • Modelo: ATR 72-212
  • Matrícula: PR-TTI (cn 454)
  • Cidade: Altamira/PA
  • Local: Praça do avião, Bairro Cidade Nova
 
Localização - Foto FACEBOOK DRONEATM
Diversas cidades brasileiras tem uma praça, cujo motivo principal é um aeronave preservada. A cidade de Altamira, no norte do Pará, também tem uma "Praça do Avião", que fica situada no bairro Cidade Nova. Desde a inauguração ela se tornou bastante popular entre os altamirenses e virou uma atração turística da cidade.

Praça do Avião de Altamira tem duas particularidades que a distinguem de outras similares. Primeiro é o avião, um turboélice ATR72, que até 2011 transportava passageiros em voos regionais pelo Brasil. Segundo que o avião não é apenas um monumento para contemplação, mas uma lanchonete aberta ao público!

A lanchonete chamada "Avião Expresso Food" funciona dentro do primeiro ATR72 a voar no Brasil! O ATR 72-200, serial 454, foi fabricado em 1995 e por 16 anos transportou passageiros em quatro companhias aéreas diferentes. Ele chegou ao Brasil em JUN/2005 para TOTAL Linhas Aéreas, onde recebeu o prefixo PR-TTI. Em 2008 ele foi repassado para a TRIP, mantendo a mesma matrícula.

O fim da carreira operacional do PR-TTI aconteceu no dia 21/FEV/2011, quando finalizava o voo TRIP 5602 entre Belém/PA (BEL) e Altamira/PA (ATM). Logo após tocar na pista 25 de Altamira, durante a corrida de desaceleração, foi sentido um forte barulho seguido do colapso no trem de pouso esquerdo, levando a aeronave a perder o alinhamento e sair da pista. Felizmente nenhum dos 51 ocupantes (4 tripulantes + 47 passageiros) ficou ferido. O processo de investigação apontou como principal fator do acidente, uma falha de fabricação (usinagem) de um pino que compõem o mecanismo do trem de pouso. A peça estava com as revisões em dia e o toque na pista ocorreu dentro do padrão, entretanto o pino acabou cedendo à fadiga precoce do material. A conclusão da investigação do CENIPA sobre este acidente pode ser acessada AQUI.

A recuperação do avião foi considerada inviável economicamente e o proprietário decidiu por remover todos os componentes que poderiam ser reutilizados e vendeu a carcaça como sucata.
Foto: BLOG DIRETO DA PISTA © FEV/2011
Investidores imobiliários que estavam trabalhando na reurbanização do Bairro Cidade Nova, adquiriram a fuselagem do ATR72, que em 2014 foi vista parcialmente instalada no local, ainda sem benfeitorias no entorno. Propagandas oferecendo imóveis no novo bairro salientam a praça do avião como um dos principais atrativos do local. Em ABR/2016 foi inaugurada a Praça do Avião, com o antigo PR-TTI, agora transformado em lanchonete, completamente remodelado internamente com a instalação de bancos,  refrigeradores, balcão para preparação dos alimentos e ar-condicionado.

Sem dúvidas um final digno para a fuselagem do primeiro ATR72 brasileiro, que poderia ter sido picado e vendido como "ferro-velho".

            VIDA OPERACIONAL - ATR72-212 # PR-TTI (cn 454)
  • MAI/1995 - Primeiro voo (F-WWLI)
  • NOV/1995 - Mount Cook Airlines/ Air New Zealand (ZK-MCS)
  • MAR/2000 - Atlantic Southeast Airlines/Delta Connection (N531AS)
  • JUN/2005 - Total Linhas Aereas (PR-TTI)
  • MAI/2008 - TRIP Linhas Aéreas (PR-TTI)
  • 21/02/11 - Acidentado em Altamira/PA (ATM)
  • 10/04/16 - Inauguração da Praça do Avião, Altamira/PA
          EMPRESAS POR ONDE PASSOU O ATR72-212 (cn 454)

 
1) Mount Cook Airline (ZK-MCS) - KEN FIELDING © MON JAN/99
2) Delta Connection/ASA (N531AS) - BRUCE LEIBOWITZ @ 2002   


 Fotos: FÁBIO LUÍS FONSECA  © Site AeroEntusiasta

Foto: DIOGO MURASKI © FEV/2014

Foto: REMILSON LOPES © via Google Maps (ABR/17)
Divulgação

Outros tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................