sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

S9-BAP: O ÚNICO YAKOLEV 40 OPERADO NO BRASIL

S9-BAP pousando em Búzios/RJ © Foto do CNAL - Arquivo AeroEntusiasta

Inusitado! Este é o adjetivo que pode resumir a operação do único Yakolev 40 que transportou passageiros brasileiros em nosso país. Em um curto período entre OUT/2001 e AGO/2002, o CLUBE NÁUTICO ÁGUA LIMPA (CNAL) usou este clássico trijato soviético para levar os seus sócios para alguns destinos turísticos!
O Clube Náutico Água Limpa tem décadas de tradição na utilização de aeronaves próprias e alugadas para o transporte de associados, o que lhe rendeu o apelido de "Clube Aéreo de Viagens". Os primeiros aviões com as marcas do clube foram os Douglas DC-3 e C-47 entre o final dos anos 70 e meados dos anos 80. Posteriormente os sócios voaram em Fokker 27 alugados da TAM nos finais de semana, mas que não receberam as marcas do clube. Mais recentemente em SET/2012, a empresa adquiriu um Boeing 737-300 e mudou o nome fantasia para VIAJAR.COM.VC. Foram realizados poucos voos com o Boeing, que desde o final de DEZ/2014 permanece estacionada no Aeroporto de São José do Rio Preto/SP.
1) Foto Vito Cedrini © 2) Alex Pelicer © RAO 2018 

Frota histórica do Clube Náutico Água Limpa - Fonte: AeroMuseu

Voltando ao Yakolev 40.

Em 2001 investidores importaram YAK-40, S9-BAP (cn 9441937), registrado em São Tomé e Príncipe, na costa ocidental da África. Em outubro daquele ano o avião foi visto no Aeroporto da Pampulha (PLU), onde seria a base de operações. Ostentando os títulos do Clube Náutico Água Limpa, o avião era voado por tripulantes estrangeiros com apoio operacional de um táxi aéreo local. Em pouco tempo o pequeno trijato já levava felizes associados do clube para destinos turísticos, em pacotes de finais de semana. 


Anúncio no website do CNAL em 2001 - Arquivo AeroEntusiasta

Prospectos do CNAL ilustrados com o YAK-40 - Arquivo AeroEntusiasta

Anúncios impressos divulgavam a "novidade a jato" com programações de voos para Búzios e Cabo Frio, no Rio de Janeiro, Porto Seguro e Arraial D´Ajuda, na Bahia, Guarapari/ES e Ciudad del Este no Paraguai. O que se sabe é que o Yakolev foi realmente visto em Búzios/RJ (imagens divulgadas pelo clube na época) e Foz do Iguaçu/PR, além da Pampulha/BH, de onde os voos partiam.


 S9-BAP na Pampulha/BH 2001 © Fotos do CNAL - Arquivo AeroEntusiasta

O operação era realmente inusitada: um avião russo, registrado em um pequeno país insular na costa ocidental africana, operado por tripulantes estrangeiros, com as marcas de um clube de viagens e transportando brasileiros em voos domésticos! Sem dúvidas era algo bem incomum que chamou a atenção das autoridades a época.



Raras fotos do S9-BAP em Búzios/RJ 2001 © Fotos do CNAL - Arquivo AeroEntusiasta

Alguns poucos voos foram realizados até que veio o esperado. As informações são escassas, mas consta que em 05/08/2002 o Yak-40 realizava mais um voo entre a Pampulha/BH (PLU) e Foz do Iguaçu/PR (IGU), mas devido a condições meteorológicas adversas destino, foi realizado um pouso não programado no Aeroporto de Ribeirão Preto/SP (RAO). A operação do exótico avião com passageiros brasileiros a bordo, teria chamado a atenção das autoridades locais que foram a bordo para checar a documentação. Diante das irregularidades encontradas, o DAC (Departamento de Aviação Civil - atual ANAC) reteve a aeronave em solo, inicialmente por irregularidade na licença para operar no país. Posteriormente outras inconformidades foram apuradas e a Justiça Federal finalmente decretou a apreensão da aeronave, que permanece até os dias atuais em Ribeirão Preto.

Passados alguns anos, informações desencontradas e boatos surgiram no entorno do Yakolev abandonado. Circulou a informação que técnicos russos estiveram no aeroporto paulista vistoriando o avião, com a finalidade de transladá-lo após realizarem as revisões mínimas necessárias. Outro boato foi que o avião foi oferecido ao Museu da TAM, em São Carlos, mas que não houve interesse por parte da instituição, talvez por conta da negociação do grupo paulista com os chilenos da Lan.

As notícias não passaram de informações sem resultados, mas o fato é que o único Yakolev 40 levar passageiros em voos domésticos no Brasil está abandonado e sem destino. Enquanto estava na área interna do aeroporto, o avião foi utilizado para treinamentos de bombeiros em simulações de acidente. Atualmente o Yak-40 está num gramado no lado externo do aeroporto, com acesso público pela estrada que leva aos hangares (ver mapa).

O capítulo final desta história bastante curiosa permanece em aberto, mas sem dúvidas tem seu espaço garantido na história da aviação brasileira.


1) Foto Guilherme Dotto ©   #   2) Fábio Luís Fonseca © RAO 2013

      Vida operacional do YAKOLEV S9-BAP (cn 9441937)
  • 15/01/75  Aeroflot/West Siberia (CCCP-87474)
  • 05/04/94 Barnaul Airlines (RA-87474)
  • 31/08/99 Exportado para São Tomé c/ pintura básica da Aeroflot (S9-BAP)
  • 25/10/01 Visto na PLU (S9-BAP)
  • 05/08/02 Apreendido em RAO
        * Fonte: AeroFórum

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