quarta-feira, 3 de junho de 2020

MOSCA-BRANCA #2: FOKKER 50 PERUANO EM GOIÂNIA!

Ícaro Roberto © GYN 31/05/2020
   A pandemia Covid-19 está fazendo com que alguns tráfegos bem inusitados apareçam em aeroportos bastante incomuns. Foi o caso do Airbus A340 da companhia afegã KamAir operando no Aeroporto de Cabo Frio/RJ. Desta vez trazemos a inusitada visita de um Fokker 50 peruano pousando no Aeroporto Santa Genoveva em Goiânia/GO.



    A companhia aérea peruana ATSA AIRLINES (Aero Transporte S/A) faz parte do Grupo Romero, com sede no Aeroporto de Lima (LIM). Há quase 40 anos atua no setor de táxi aéreo, aeromédicos, cargueiros e manutenção aeronáutica. A frota do táxi aéreo é incrivelmente diversificada, com aeronaves Piper Cheyenne III, Beechcraft 200, IAI 1125 Astra, Gulfstream 200 e um Antonov 32! A frota da linha aérea conta com dois Beechcraft 1900, dois Fokker 50 e dois Bombardier Q400. O site da empresa informa que ela voa regularmente desde Lima para cinco destinos no país: Atalaya (AYX), Chachapoyas (CHH), Huánuco (HUU), Tingo María (TGI) e Andahuaylas (ANS).

   Mas afinal, o que traria um Fokker 50 de uma companhia regional peruana para a região central do Brasil?
Maycon Jorge © GYN 01/06/2020

  A ATSA contratou os serviços de manutenção de motores de uma oficina sediada em Goiânia. Por causa das restrições de deslocamento, os mecânicos da empresa brasileira não puderam ir até a capital peruana, onde fariam a revisão preventiva em um dos motores do Fokker 50. O jeito foi mandar o avião para o Brasil onde seria realizada a inspeção. 

   Em 22/MAI o Fokker 50 da ATSA AIRLINES (OB-2043P) realizou o voo ferry desde Lima/Peru (LIM) até Goiânia/GO (GYN), com escala técnica em Campo Grande/MS (CGR). O check no motor número 1 (esquerdo) se iniciou no dia seguinte e seis dias depois, no domingo (31), um voo de experiências foi efetuado com êxito.

Rota do Fokker 50 da ATSA do Perú para o Brasil

 Vida operacional do OB-2043P (c/n 20115):
  • FEV1988 Primeiro voo
  • MAR/1988 Ansett Airlines (VH-FNJ)
  • MAR/1990 Ansett Express (VH-FNJ)
  • MAR/1993 Austrian Airlines (OE-LFW)
  • JUN/1996 Flight West Airlines (OE-LFW)
  • OUT/1995 Malaysia Airlines (9M-MGZ)
  • OUT/1997 Skyways Airlines (SE-LEU)
  • FEV/2013 ATSA - Aero Transporte (OB-2043P)

   O voo de retorno para Lima foi aproveitado para levar 22 passageiros peruanos, que estavam impossibilitados de voltar ao seu país devido as barreiras causadas pelo Covid-19. A decolagem ocorreu ao amanhecer da segunda-feira (01/JUN) com destino ao Peru e escala técnica em CGR.

   Esta não foi a primeira vez que uma aeronave da ATSA pousou no Brasil. Entre 10 e 12/FEV deste ano o Bombardier Q400 (OB-2195) esteve duas vezes no Aeroporto de Cruzeiro do Sul/AC, transportando empresários brasileiros que estiveram em um evento no país vizinho.  

Osmair Cássio © GYN 01/06/2020

Fokker 50 no Brasil

   Entre 1992 e 2008 vinte e quatro Fokker 50 diferentes voaram no Brasil, em quatro companhias aéreas distintas. 
  • RIO SUL teve uma frota de 10 aeronaves entre 1992 e 1999 (PT-SLJ, PT-SLK, PT-SLL, PT-SLO, PT-SLQ, PT-SLR, PT-SLX, PT-SLY, PT-SLZ e PT-SRA); 
  • NORDESTE teve sete aeronaves entre 1992 e 2002 (PH-JXK*, PT-MNA, PT-MNB, PT-SLX**, PT-SLY**, PT-SLZ** e PT-SRA**);
  • TAM nove aviões entre 1995 e 2001 (PT-MLA,  PT-MLB, PT-MLC, PT-MLD, PT-MLE, PT-MLF, PT-MLG, PT-MLH, PT-MLI); 
  • OCEANAIR voou cinco aeronaves coloridas entre 2003 e 2008 (PR-OAA***,  PR-OAB***, PR-OAC, PR-OAW e PR-OAX).
* Demonstrador PH-JXK que virou PT-SLK da Rio Sul;
** Aeronaves repassadas para a Nordeste após aquisição pela Rio Sul (PT-SLX, PT-SLY, PT-SLZ e PT-SRA);
*** PR-OAA (ex. TAM PT-MLH) e PR-OAB (ex. TAM PT-MLI).

   Fato curioso ocorreu com o Fokker 50 demonstrador que o fabricante enviou ao Brasil para apresentação para os futuros clientes. A aeronave com matrícula holandesa (PH-JXK), pousou no Aeroporto de Congonhas/SP em OUT/1991 ostentando as marcas da TAM. Foi uma gafe dos holandeses, porque os executivos das demais empresas se negaram a embarcar nos voos de demonstração de uma aeronave ostentando as marcas do concorrente. Para contornar a situação, em DEZ/1991 o avião recebeu a marca da Rio Sul e em JAN/1992 trocou para as marcas da Nordeste. Esta última arrendou a aeronave por cinco meses, se tornando a primeira empresa brasileira a operar regularmente o Fokker 50. Enquanto esteve com a Nordeste, avião não recebeu matrícula brasileira. Em AGO/1992 a Rio Sul arrendou o Fokker demonstrador da fábrica, tendo voado ele por cinco anos como PT-SLK.

   O Aeroporto de Goiânia foi servido regularmente por Fokker 50 da Rio Sul e Nordeste e as aeronaves da TAM e OceanAir operaram apenas voos charteres.



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