quinta-feira, 23 de novembro de 2017

ARGENTINA: INÉDITO...PERO NO MUCHO



As buscas pelo submarino ARA San Juan mobilizam grande quantidade de aeronaves militares estrangeiras. As bases aéreas argentinas tem recebido aeronaves procedentes de diversos países, mas um pouso mereceu destaque especial da imprensa local.

No dia 21/NOV o Airbus KC2 "Voyager" (A330 MRTT) da ROYAL AIR FORCE (RAF), matrícula ZZ333, voou desde a Brase Aérea Inglesa de Brize Norton até a Base Aérea Argentina de Comodoro Rivadávia, transportando equipamentos para auxilar nas buscas da embarcação desaparecida.

Tripulantes ingleses entrevistados pelo Periódico El Patagônico, declararam que este foi o mais longo voo (sem reabastecimento) realizado por um A330 MRTT da Royal Air Force. Conforme dados do site Flight Radar o voo "Ascot 2880" durou impressionantes 15h54min!



Jornais argentinos trataram a operação como um fato inédito desde a Guerra das Malvinas, ocorrida em 1982. Apesar de curiosa a operação britânica em solo argentino não é inédita, como veremos a seguir.

O site LINEA ALA, especializado em aviação argentina, fez uma reportagem especial com detalhes sobre a primeira visita de uma aeronave inglesa após o conflito das Malvinas. Em OUT/1999 o BAe Nimrod (XV226) esteve nas bases de Trelew, Bahia Blanca e El Palomar participando de uma operação conjunta com a Armada Argentina.

Conforme o jornalista argentino Santiago Rivas, especialista em aviação, a outra operação militar inglesa em solo argentino foi no ano 2000, quando um Vickers VC10 visitou a Brigada Aérea de El Palomar, nos arredores de Buenos Aires. Santiago publicou esta informação em sua página no Facebook, chamada Photos & Press.


Abaixo a reportagem do periódico El Patagônico sobre o Airbus da Royal Air Force.


Fonte: El Patagonico ( www.elpatagonico.com )


..............................................................................................................................................................
..............................................................................................................................................................