Exatamente no dia 05/JAN/1955 era fundada em São Paulo/SP a SADIA S.A TRANSPORTES AÉREOS, que posteriormente teve o nome alterado para TRANSBRASIL S.A LINHAS AÉREAS. Nesta data em que a simpática e colorida empresa brasileira completaria 63 anos, reproduzimos um belo artigo de autoria de Fernando Milke, sobre as operações dos Boeing 767 da TRANSBRASIL em Porto Alegre.
O artigo foi publicado no Site AeroEntusiasta em MAR/2010, e temos o prazer em reproduzí-lo nesta data.
TBA: WIDEBOEING EM POA
Por Fernando Milke
A saudosa e inesquecível TransBrasil foi a primeira companhia aérea da América Latina a voar com Boeing 767. A partir de julho de 1983 os brasileiros também já podiam usufruir, nas principais rotas da TBA, o conforto destes novos e modernos widebodies então de última geração que ingressavam nas frotas das maiores companhias aéreas da época no Mundo.
Mas com hub em Brasília, foco no Nordeste e nos voos para os EUA, somente a partir de 05 de janeiro de 1995 (data dos 40 anos de fundação da empresa) começamos a ver os coloridos Boeing 767 da TransBrasil pousando regularmente em Porto Alegre! Lembro que naquela época o voo TR701 (BSB-GIG-CWB-POA-EZE) decolava do Aeroporto Internacional Salgado Filho no início da tarde para Buenos Aires e retornava para a capital gaúcha como TR700 no final da tarde, horário propício para boas fotos no antigo terraço – inicialmente com os 767-200 e posteriormente também com os 767-300ER. Naquela época os entusiastas e também os controladores de voo não tinham dúvidas quanto ao ‘tipo de equipamento’ daqueles voos pois a inconfundível fonia dos rádios Philips já identificava: é 767!
A rota internacional de Porto Alegre para Buenos Aires pela TransBrasil consagrou-se com os Boeing 767 e logo estes voos mudaram a numeração para TR177/176, entre outras, assim como as etapas anteriores do voo também foram alteradas (GRU ou FLN).
Posteriormente ficamos ainda mais felizes, um tanto já desconfiados, pelo anúncio da TransBrasil abaixo: a partir de 4 de outubro de 1998 seriam 4 voos diários POA-GRU com Boeing 767 (9h40, 13h40, 18h50 e 20h30), ou seja, vários WideBoeing (denominados assim pela empresa) pousando e decolando aqui – bah tchê, trilegal! Naquela época o antigo DAC não permitia voos diretos do Salgado Filho para Congonhas, só com escalas (foram liberados apenas em 2003), então os voos diretos para Guarulhos eram a opção mais rápida para ir a São Paulo.
Mas a alegria durou pouco e já em 1999 os BabyBoeing (737) foram aos poucos assumindo novamente estes voos. Felizmente alguns horários permaneceram com os 767-200 e/ou 300 e ainda me lembro da tarde fria e cavok do domingo 25/06/2000 quando fui para Guarulhos/SP no voo TR1203 a bordo do confortável Boeing 767-2Q4 PT-TAC. Ótimo atendimento da empresa desde o check-in e o embarque, realizados no antigo terminal de passageiros, decolagem da pista 29, bom serviço de bordo – voo inesquecível! Já o meu irmão Eduardo e o spotter Marcos voaram no Boeing 767-2Q4 PT-TAA em 23/11/2001 (voo TR9008 POA-GRU) – apenas dez dias antes da TransBrasil encerrar suas atividades em 03 de dezembro de 2001.
N604TW visitou o Salgado Filho antes do início dos voos regulares, foi na tarde da quinta-feira da Páscoa de 1994, ficando ao lado do saudoso Boeing 707 CX-BNU da Pluna!
Em outubro de 1998 os WideBoeing da TBA invadiram Porto Alegre com 4 voos diários para SP!
Os Boeing 767-300ER chegavam de Buenos Aires sempre no final da tarde.
TransBrasil com visual renovado durante seus últimos anos de operação.
Outros tópicos de interesse:
- 12/2017: FAB 2464: FIM DE LINHA!
- 12/2017: CHEGOU O SEGUNDO BOEING 737F DA MODERN LOGISTICS
- 12/2017: AEROFÓRUM: FROTA FAB
- 11/2017: PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP
- 05/2015: FAB 2456: FIM DE LINHA!
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................