quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

PR-VLA: ADEUS AO ÚLTIMO LET-410 OPERACIONAL DO BRASIL

JEFFREY KERR © PET 13/02/2019
Fora de serviço há mais de sete anos, o Let 410UVP-E20, PR-VLA (cn 882101) ex. SOL LINHAS AÉREASfinalmente iniciou o longo voo de translado rumo a Puerto Montt, no sul do Chile. Ele era o último exemplar operacional do modelo no Brasil, e no ano passado foi adquirido pela companhia regional chilena AEROCORD, que tem na frota outro Let-410 CC-AFM, ex. NHT (PR-NHE).
O bimotor estava preservado no hangar da Sol em Cascavel/PR (CAC) desde NOV/2011, quando a empresa encerrou as atividades. Foram meses de preparação, manutenção pesada (incluindo voo experiências em AGO/2018) e regularização dos documentos, até a liberação das autoridades brasileiras.

Finalmente na tarde de terça-feira (12/FEV) o PR-VLA decolou de Cascavel/PR (CAC) com destino a Pelotas/RS (PET), onde pousou para pernoite. No dia seguinte prosseguiu para o Aeroporto de Puerto Montt - La Paloma/Chile (SCPF), com três escalas técnicas em território argentino: Buenos Aires-San Fernando (FDO), Santa Rosa (RSA) e Bariloche (BRC).
 
Rota do voo ferry do PR-VLA
Fabricado em 1988, o PR-VLA chegou no Brasil em MAI/2007 nas cores da regional maranhense Litorânea, onde voou até meados de 2008. Posteriormente foi adquirido pela paranaense SOL, que em JAN/2009 o enviou para Porto Alegre/RS onde passou por manutenção e pintura no hangar da extinta NHT. Os voos iniciaram em OUT/2009 e prosseguiram com diversas alterações na malha e cancelamentos, até o que em NOV/2011 as operações foram definitivamente suspensas. Desde então o PR-VLA ficou fora de serviço aguardando destino, até que no ano passado foi adquirido pela chilena Aerocord.


Desde 2001 quando o primeiro Let 410 chegou ao Brasil para a baiana Aerostar (PT-FSE), nove empresas regionais operaram com 13 aeronaves diferentes. Abaixo um resumo dos bimotores tchecos que vestiram uniformes brasileiros.



Assuntos relacionados:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................