Fábio Luís Fonseca - Site AeroEntusiasta © POA 2012 |
O Airbus ACJ é uma versão VIP do A319 comercial, e foi adquirido pelo governo brasileiro diretamente do fabricante francês. A aeronave, modelo A319-11XCJ, difere da versão comercial em inúmeros itens que vão desde a configuração interna (obviamente!), passando pela grande autonomia alcançada com a instalação de tanques de combustível extras, até sistemas de comunicação específicos para missões de transporte presidencial.
Externamente a pintura do FAB 2101 mudou pouco desde a chegada. Em ABR/2009 foi observada a alteração da designação militar de VC-1A para VC-1. Em FEV/2013 a mais visível foi a pintura de uma faixa verde-amarela, realizada nos hangares da TAM em São Carlos/SP (QSC) durante uma manutenção programada.
Apresentação da nova pintura verde-amarelo © FAB 2013 |
Entre FEV/1957 e JAN/1987 o Presidente da República, autoridades brasileiras e estrangeiras em visita ao país, tinham a disposição dois clássicos quadrimotores Vickers Viscount, designados pela Força Aérea Brasileira como VC-90.
FAB 2101 © FAB |
FAB 2100 acidentado no SDU / Jornal O Globo 09/12/1967 |
FAB 2101 utilizado por Ulysses Guimarães / Folha SP 09/05/1986 |
Finalmente em 20/JAN/1987 o Tenente-Brigadeiro-do-Ar Octávio Júlio Moreira Lima, então Ministro da Aeronáutica, pilotou o VC-90 FAB 2101 no último voo entre Brasília e o Campo dos Afonsos/RJ, sede do Museu Aeroespacial (MUSAL), onde está exposto até hoje o clássico Viscount presidencial.
MUSAL / Aeroprints.com / Junho2012 |
Outros tópicos de interesse:
- 12/2017: FAB 2464: FIM DE LINHA!
- 12/2017: CHEGOU O SEGUNDO BOEING 737F DA MODERN LOGISTICS
- 12/2017: AEROFÓRUM: FROTA FAB
- 11/2017: PP-SMY: O BOEING POLIDO DA VASP
- 05/2015: FAB 2456: FIM DE LINHA!
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br