sexta-feira, 17 de agosto de 2018

CORSÁRIO 50 - JUBILEU DE OURO DO 2º/2º GT

Bolacha comemorativa - 50 anos!
Arte: SO MARCELO SANTOS / Azeva.me

N
este ano de 2018 o 2º/2º GRUPO DE TRANSPORTE - "ESQUADRÃO CORSÁRIO" da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, completa 50 anos de atividades! 

Entre as diversas atividades que irão marcar o jubileu de ouro da unidadeos pilotos do C-767 utilizarão durante este ano o código de chamada-rádio (radio callsign"CORSÁRIO 50", ao invés da matrícula da aeronave (FAB 2900), habitualmente utilizada para os contatos com o controle de tráfego aéreo.

Criado em 1968 e sediado na Base Aérea do Galeão/RJ (atual ALA 11), o 2º/2º GT "Esquadrão Corsário", iniciou as operações com uma frota de Douglas C-118 Liftmaster (DC-6B). Em 1975 os veteranos quadrimotores foram substituídos pelos C-91 Avro, que três anos depois deram lugar para os C-95 Bandeirante de fabricação nacional.

Em 1986 o Corsário recebeu o primeiro de quatro Boeing 707 comprados da Varig e convertidos em KC-137. Com esses jatos o esquadrão cresceu e ganhou o mundo, servindo de apoio nos mais remotos rincões do Brasil e exterior. Em 2013 a FAB desativou o último KC-137 e o Corsário iniciou um período de três anos sem aeronaves.

Finalmente em JUL/2016 pousou no Galeão o C-767 (designação militar do Boeing 767-300ER), o primeiro jato de grande porte (widebody) operado pela Força Aérea Brasileira. Desde então o FAB 2900 atua nas mais variadas missões que vão desde o transporte de cargas, tropas, passageiros, até servir como aeronave presidencial em missões de longo curso. 

Atualmente o 2/2 GT conta apenas um C-767, mas há planos de receber outras aeronaves do mesmo modelo. Esses novos aviões deverão vir com porta de carga lateral e kit REVO, para que a unidade volte a realizar reabastecimentos em voo. Obviamente esses projetos são complexos e não tem data para ocorrer, pois dependem de muitos fatores, entre eles dotação orçamentária da União Federal.

O Site Aeroentusiasta saúda o 2º/2º GT "Esquadrão Corsário" em seu jubileu de ouro, e deseja que os próximos 50 anos sejam de sucesso contínuo. CORSÁRIO 50!

.......................................................................................................................................................................................
Atualização:

A arte dos 50 anos do Corsário, apresentada neste artigo, é criação do designer Marcelo Santos, Suboficial da Força Aérea Brasileira. Outros trabalhos do autor podem ser apreciados clicando no link do site AZEVA.

Parabéns pelo trabalho, Marcelo!
.......................................................................................................................................................................................

 
       VITO CEDRINI © GIG 07/1968                                  FÁBIO LUÍS FONSECA © POA 05/2012


Tópicos relacionados:

    .............................................................................................................................................................
    Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
    ..............................................................................................................................................................