terça-feira, 25 de setembro de 2018

POA: ANTONOV 124 - UM ANO DO GIGANTE EM PORTO ALEGRE


 Há exatamente um ano, no dia 25/SET/2017, o Aeroporto Internacional de Porto Alegre (POA) recebeu pela primeira vez em sua história um Antonov 124 "Ruslan", uma das maiores aeronaves em operação atualmente.  Apenas a Força Aérea Russa e três companhias civis (Volga-Dnepr, Antonov Airlines e Maximus) operam esta aeronave, cujos números são impressionantes: 
  • Comprimento: 68,96 m
  • Envergadura: 73,30 m
  • Altura: 20,78 m
  • Peso vazio: 175.000 kg
  • Capacidade de carga: 120.000 kg (An-124-100) ou 150.000 kg (An-124-150)


O motivo desta inédita operação do gigante ucraniano em POA foi o transporte de uma carga especial desde a Suécia até a empresa CMPC Celulose Rio Grandense, sediada em Guaíba, na região metropolitana da capital gaúcha. Conforme divulgado pela CMPC, o material transportado era um conjunto de peças para caldeiras fabricadas pela finlandesa Valmet, com aproximadamente 17 metros de comprimento e 30 toneladas.

Apesar do Antonov 124 pousar com certa frequência em alguns aeroportos brasileiros, foi necessária uma autorização especial da ANAC para que o avião pudesse pousar pela primeira vez no Aeroporto Salgado Filho. A equipe de Operações da INFRAERO POA realizou estudos para comprovar que o aeródromo poderia receber a aeronave com total segurança em todas as fases da operação em solo, desde o pouso até a liberação da carga.


Para realizar essa missão foi contratada a companhia russa VOLGA-DNEPR (VDA), sediada em  Ulyanovsk Vostochny (ULY) e com larga experiência nesse tipo de voo. A "singela" frota da Volga é composta por uma dúzia de Antonov 124 e mais cinco Iliushyn 76. O AN-124-100 escalado foi o RA-82047 (cn 9773053259121), fabricado em 1993, e para o qual foi designada a seguinte programação:

           DATA / VOO /  ROTA (HORÁRIOS) / DETALHES
  • 24/09/2017: VDA 8314 GOT-SID (ETD 08:00 / ETA 15:30) - Load
  • 25/09/2017: VDA 8314 SID-POA (ETD 04:00 / ETA 12:30) - Offload
  • 26/09/2017: VDA 8315 POA-VCP (ETD 04:00 / ETA 05:30) - Ferry
  • 26/09/2017: VDA 8315 VCP-RIC (ETD 19:30 / ETA 05:30 +1) - Ferry

                * Horários de Brasília

No sábado (23/SET/2017), o RA-820047 foi transladado de Leipzig/Alemanha (LEJ) para Gotemburgo/Suécia (GOT), para carregamento dos equipamentos fabricados pela Valmet. Na madrugada de domingo (24) foi iniciado o longo voo rumo ao sul do Brasil, com uma única escala técnica para reabastecimento e pernoite na  Ilha do Sal/Cabo Verde (SID). Antes do amanhecer da segunda-feira (25/SET) o "Volga 8314" decolou de SID rumo a POA, cumprindo a última perna de num voo com duração aproximada de nove horas. 

Em Porto Alegre a mídia local se encarregou de espalhar a notícia da inédita operação, gerando enorme curiosidade em parte da população. O resultado desta exposição foi a aglomeração de uma pequena multidão nas áreas internas e nos arredores do aeroporto, minutos antes do pouso da aeronave. 

Finalmente às 12:17LT (15:17 UTC), sob a "mira" de uma quantidade impressionante câmeras fotográficas e celulares, o RA-82047 tocou a pista 11 do Aeroporto de Porto Alegre. Sem dúvidas foi um dos pousos mais filmados e fotografados na história recente do aeroporto gaúcho.


Em seguida ao pouso iniciou o plano operacional, com duas viaturas amarelas da Infraero entrando na pista para vistoria em busca de eventuais danos ou objetos deslocados indevidamente com o fluxo de ar da reversão dos motores do Antonov. Enquanto a aeronave finalizava o back-track na cabeceira oposta, uma viatura de Follow-me o aguardava para conduzir até a interseção da taxiway "C", onde os motores foram cortados e a porta traseira aberta  para o desembarque do enorme e curioso garfo de pushback, que necessita de quatro pessoas para deslocá-lo. 

 

O local definido para o descarregamento foi o pátio auxiliar (chamado de "novo"), para onde um trator da Dnata POA rebocou cuidadosamente a aeronave sob os olhares atentos dos agentes e fiscais de pátio da INFRAERO. Pouco mais de uma hora após o pouso, as 13:30LT a enorme porta de carga dianteira foi aberta para o início do processo de desembarque, encerrando assim a parte aérea da logística.


A decolagem do Antonov 124 de POA ocorreu em 26/SET às 04:05LT (07:05 UTC), para cumprir o voo de translado "VDA 8315" até Richmond/USA (RIC), com uma escala de algumas horas em Campinas/Viracopos (VCP). 

26/09/17: VOLGA DNEPR | AN124 (RA-82047) | VDA 8315 / "VOLGA 8315" POA-VCP-RIC - ferry (DEP 07:05z / ARR 08:21z).
25/09/17: VOLGA DNEPR | AN124 (RA-82047) | VDA 8314 / "VOLGA 8314" GOT-SID-POA - carga para Celulose Rio Grandense (DEP 07:10z / ARR 15:17z).

Este é o resumo de um dia histórico do Aeroporto Internacional Salgado Filho de Porto Alegre, que cumpriu com sucesso o meticuloso planejamento realizado para receber o Antonov An-124, um dos maiores aviões cargueiros em operação no mundo.

Curiosamente 12 dias depois, em 07/OUT/2017, um segundo An-124 realizou operação similar, porém noturna. Desta vez o gigante da companhia cargueira Antonov Airlines, prefixo RA-82027 (cn 19530502288), realizou a rota Helsinki (HEL) - Dakar (DKR) - Porto Alegre (POA), transportando cargas para a empresa CMPC. A decolagem ocorreu na madrugada do dia 08 com destino ao Galeão (GIG).


07/10/17: ANTONOV AIRLINES | AN124-100M (UR-82027) | "ANTONOV 2014" HEL-DKR (Pernoite)-POA-GIG - carga para Celulose Rio Grandense (ARR 23:19z / DEP 03:05z +1).

Parabéns a todos os envolvidos no sucesso destas operações, especialmente o pessoal que na ocasião compunha a equipe operacional da INFRAERO POA, que atuou com maestria na coordenação dessas tarefas gigantes... literalmente! 


Assuntos relacionados:


.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................