O clássico Boeing 747-200F pousando na pista 14 de Florianópolis (Bruno Orofino © 14/06/2020)
Em menos de uma semana, outro Jumbo de uma companhia da República da Moldávia pousou em Florianópolis (veja o primeiro aqui). O voo trouxe mais uma carga de equipamentos médicos e hospitalares chineses, importados por uma empresa privada catarinense.
Desta vez quem veio ao Brasil foi o clássico Boeing 747-200B(SF) da empresa FLY PRO CARGO (ER-BAT). Fabricado no final da década de 1980, ele foi originalmente entregue para a All Nippon Airways em 1987, onde transportou passageiros até ser convertido em cargueiro no final do ano de 2000.
Boeing 747-281B(SF) # ER-BAT (c/n 23813) - vida operacional:
- JUN/1987 Primeiro voo (N60659)
- JUL/1987 ANA All Nippon Airways (JA8182)
- FEV/2001 NCA Nippon Cargo Airlines (JA8182)
- MAR/2008 Retirado de serviço estacionado em VCV (N283RF)
- MAI/2010 Tiger Aircraft Trading - basic colors NCA (N283RF)
- AGO/2010 Veteran Avia - basic colors NCA (EK74723)
- JUL/2012 Veteran Avia - branco (EK74723)
- MAI/2013 Rayyan Air (AP-BKS)
- AGO/2016 The Cargo Airlines (4L-RMS)
- JUL/2017 Fly Pro (ER-BAT)
Belas imagens do clássico Boeing 747-200F em Florianópolis (Bruno Orofino © 14/06/2020)
O voo PVV 651 partiu do Aeroporto Internacional de Guangzhou Baiyune/China (CAN) com destino à primeira parada técnica, no Aeroporto da Cidade do Kuwait/Kuwait (KWI). A próxima etapa foi na África, mais precisamente no Aeroporto Internacional Kotoka em Accra/Gana (ACC). Da capital ganesa, o Jumbo moldavo cruzou o Oceano Atlântico até Florianópolis/SC (FLN), realizando o procedimento ILS "K" da pista 14, onde pousou lindamente na manhã deste domingo (14) - clique aqui e assista o vídeo do ER-BAT pousando em Floripa. O voo de volta tem previsão de decolar na madrugada de segunda-feira (15) com destino ao Kuwait e escala em Gana.
Trajeto do voo PVV 651 entre a China e o Brasil
A companhia aérea moldava FLY PRO CARGO (IATA: FP / ICAO: PVV), é mais um daqueles casos de escassas informações confiáveis disponíveis, inclusive a empresa não dispõem de website oficial. Sobre a frota, o B747 (ER-BAT) é o único avião da empresa e as fotos mostram que ele não ostenta nenhuma marca, apenas a matrícula e a bandeira do país. Literalmente uma "mosca-branca"!
Três fases na vida do Boeing 747-200F da Fly Pro: 1) All Nippon Airways (1997); 2) NCA Cargo (2006);
3) Veteran Avia (2011) - Os créditos estão nas imagens e todas estão no JetPhotos.
Colaboraram com esta postagem:
Tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com
..............................................................................................................................................................