Boeing 747-400F da Terra Avia tocando na pista 14 de Florianópolis (Bruno Orofino © 11/06/2020)
Um Jumbo com prefixo da Moldávia, pintura básica de uma companhia tailandesa, decolado do sul da China, fazendo escala escala técnica no Senegal, trazendo cargas para Florianópolis!!!
Sem dúvidas, é uma mosca-branca!
Por conta dos esforços de combate ao Covid-19, mais uma operação aérea exótica aconteceu entre a China e o Brasil. Desta vez a companhia aérea pouco conhecida por aqui, TERRA AVIA AIR COMPANY (TVR), com sede em Chișinău, na República da Moldávia, foi contratada para transportar insumos hospitalares chineses até a capital catarinense. Para realizar esta missão, a empresa utilizou o seu único Boeing 747 cargueiro.
Na quarta-feira (10/JUN) o Boeing 747-400BCF (ER-BAG), iniciou o voo TVR 945 do Aeroporto Internacional de Hangzhou Xiaoshan/China (HGH) com destino ao Aeroporto de Baku, capital do Arzeibaijão (GYD). A próxima etapa foi até o Aeroporto de Dakar Blaise-Diagne, no Senegal (DSS), última parada antes de voar direto para o Aeroporto Internacional Hercílio Luiz, em Florianópolis/SC (FLN), onde chegou no meio da tarde desta quinta-feira. O retorno para Baku ocorrerá amanha (12/06) com escala em Dakar.
A rota da mosca-branca desde a China até o sul da Ilha
A vida operacional do Boeing 747-400BCF da TERRA AVIA, ER-BAG (c/n 24459), começa como há mais de três décadas, em FEV/1990 quando voou pela primeira vez. No mes seguinte foi entregue para a Thai Airways International, onde recebeu o prefixo HS-TGJ e o nome de batismo "Hariphunchai". Em OUT/1999 foi adornado com uma belíssima pintura especial alusiva as tradicionais barcas reais tailandesas.
HS-TGJ "Amazing Thailand Royal Barge" © Grahame Hutchison (SYD 12/2002)
Em ABR/2005 recebeu o novo esquema de pintura da Thai, para quem voaria transportando passageiros até o final de 2011, quando foi enviado para a Boeing e convertido para cargo, passando para a denominação B747-400BCF (Boeing Converted Freighter). Voou por mais três anos para a Thai Cargo até ser definitivamente retirado da frota da empresa no final de 2016. Esteve estacionado em diversos aeroportos tailandeses como Bangkok (BKK), Don Mueng (DMK) e U-Tapao (UTP), além do aeroporto Soekarno-Hatta, em Jacarta/Indonésia (CGK). Finalmente em MAI/2020, quando a TERRA AVIA recebe o Boeing 747-400BCF e o registra como ER-BAG. O avião voa com a pintura básica tailandesa, que claramente está desgastada pelo tempo e queimada pelo sol.
Funcionários observam a raridade tocando o solo catarinense (Pedro Teske © 11/06/2020)
A TERRA AVIA AIR COMPANY tem sede na República da Moldávia, iniciou suas atividades em ABR/2005 com uma frota de dois Ilyushin IL-18D operando voos fretados com passageiros ou cargueiros nacionais e internacionais. Em 2015 recebeu seis Ilyushin IL-76TD por conta de um contrato para atuar em missões humanitárias da ONU. Em 2016 a empresa recebeu dois Airbus A320 em contrato "wet lease" passando a oferecer voos charter nacionais e regionais. Ainda neste ano fundou a subsidiária AMO “Sky Technics”, especializada em manutenção de aeronaves da família Airbus A320. Finalmente, conforme site oficial da empresa, em 2019 ela teria duas aeronaves Boeing 747-400 para vôos internacionais.
Não é muito fácil achar informações precisas sobre esta empresa, mas em nossas pesquisas realmente encontramos dois 747 registrados para a Terra Avia. Além do ER-BAG (motivo desta postagem), o outro é o ER-BAC (c/n 28959) que está sub-arrendado para a empresa saudita FlyNas, que o utiliza no transporte de passageiros.
Além de exótica, esta operação foi histórica para o aeroporto de Florianópolis, que não recebia um Boeing 747 havia duas décadas. O último Jumbo que pousou em "Floripa" foi o N482EV da Evergreen International em 19/JUL/1995. Curiosamente, outro 747 está previsto pousar na capital catarinense nos próximos dias.
Boeing 747-400F estacionando no pátio de Florianópolis (Bruno Orofino © 11/06/2020)
Colaboraram com o Site AeroEntusiasta nesta postagem:
- Bruno Orofino/FLN
- Pedro Tenske/FLN
- Juliano Damásio/NVT
Tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com
..............................................................................................................................................................