sábado, 4 de julho de 2020

VASP: WIDE BODIES NO SALGADO FILHO (POA)


   Este artigo foi originalmente publicado no Site AeroEntusiasta em 04/DEZ/2010. Passados quase uma década, revisamos, incrementamos e publicamos a seguir, para matar a saudade dos gigantes da VASP na capital gaúcha.



WIDE BODIES VASP NO SALGADO FILHO (POA)

Autoria: Eduardo e Fernando Milke

   Começamos a frequentar o bom e velho terraço aberto do antigo Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre/RS, no final de 1989.

   Naquela época as tardes de sábado eram marcadas, entre outros, pela presença dos três Airbus A300 da VASP (PP-SNL, PP-SNM e PP-SNN). O voo VP161 iniciava às 06h30 em Maceió/AL e vinha descendo o país, passando por Salvador/BA, Guarulhos/SP antes de chegar em Porto Alegre às 14h00. O retorno era na rota inversa (VP160) que decolava de POA às 15h00. Como naquela época ainda não existiam os voos diretos para o Aeroporto de Congonhas/SP, certamente não era fácil conseguir assento disponível nos Airbus da VASP. Com eram apenas três exemplares na frota, geralmente a mesma aeronave permanecia mais de uma semana no "trilho".

   Em 1990 a VASP foi privatizada e a partir do ano seguinte ocorreu uma invasão de novos Boeing 737-300 e 737-400, ofuscando a frota da antiga estatal. Então surgiram os três McDonnell Douglas DC-10-30 na frota (PP-SOM, PP-SON e PP-SOV) para os sonhados voos intercontinentais! Poucos trechos domésticos foram designados aos trijatos de fuselagem larga, entre eles o VP140 POA-GRU aos domingos.

   Mas sem dúvidas a grande atração da frota de widebodies da Vasp foi a chegada do MD-11, símbolo da expansão internacional da empresa a partir de 1992. Quando a primeira aeronave (PP-SOW) chegou ao país, a empresa organizou algumas cerimônias de apresentação, incluindo uma visita do avião em Porto Alegre. No dia 18/MAR/1992 o novíssimo widebody da VASP foi apresentado para os gaúchos, com direito a voo panorâmico para convidados, entre eles alguns conhecidos entusiastas da época! O festivo voo VP6098 decolou do Salgado Filho, sobrevoou o litoral gaúcho e retornou poucos minutos mais tarde.

 

   Ao todo, nove trijatos MD-11 voaram com as cores da VASP (PP-SOW, SOZ, SPD, SPE, SPK, SPL, SPM, SFA e SFD), marcando um novo padrão de serviços da companhia. O Aeroporto Salgado Filho recebeu várias vezes estas aeronaves, principalmente no voo VP140 POA-GRU e algumas vezes na rota internacional Buenos Aires/Ezeiza-Porto Alegre-Guarulhos nos períodos de alta temporada, principalmente nas férias de inverno.

   Algumas anotações da época lembram episódios dos jatos de fuselagem larga da VASP em Porto Alegre: MAI/1993 os Airbus A300 operavam dois voos diários ida e volta para Guarulhos/SP (VP194/195 e VP234/235); JUL/1993 dois dias deste mes os voos VP194 e VP195 foram realizados com MD-11; 29/05/97 feriado de Corpus Christi, o voo VP235 foi realizado pelo MD-11 PP-SPL; curiosamente no início dos anos 1990, vimos o trio de A300 "vaspianos" juntos no Salgado Filho! Ocorreu um alinhamento de fatores, por conta de uma pane, da vinda do outro para substituição, enquanto  o terceiro realizava seu voo regular do dia. Foram distribuídos no acanhado pátio do Salgado Filho, ficando um na ala sul, outro no setor norte e o terceiro em uma posição central do pátio principal! 
 
 


   Por um período curtíssimo entre JUN-DEZ/1997, a cargueira VASPEX operou um DC-10-30CF na pintura completa da empresa e matrícula norte-americana N107WA. Tivemos a sorte de vê-lo uma vez no Salgado Filho, em 12/JUL/1997 quando realizou o voo VP5810 na rota Guarulhos-Porto Alegre-Miami!

   Após o encolhimento da frota ocorrido a partir da desvalorização cambial de 1999, vimos o fim da era MD-11 na VASP. Este fato resultou na volta dos veteranos Airbus A300 em definitivo ao Salgado Filho até o encerramento das operações da companhia em 2005.

   Enfim, mesmo em épocas distintas, a VASP sempre privilegiou passageiros e entusiastas de Porto Alegre com seus widebodies A300, DC-10 e MD-11.

   Atualmente existem seis MD-11 ex-VASP convertidos em cargueiros, voando pelo mundo:

  • PP-SPL: atual UPS (N250UP)
  • PP-SPK: atual UPS (N251UP)
  • PP-SFA: atual UPS (N252UP)
  • PP-SFD: atual FedEx (N573FE)
  • PP-SPD: atual Western Global Airlines (N411SN)
  • PP-SPE: atual Western Global Airlines (N412SN)

 



          Colaboraram com esta postagem:

  • Leandro Casella/POA
  • Marcelo Magalhães/POA