domingo, 23 de junho de 2024

AEROFOTOS: DC-8-52(F) TRANSPORTES CHARTE DO BRASIL (PP-TPC)


A empresa cargueira TCB - Transportes Charter do Brasil voou entre 1997 e 2004, período no qual utilizou uma frota de três quadrijatos Douglas DC-8. Entre eles estava o DC-8-52(F) matrícula PP-TPC, fabricado em 1965 e que chegou no Brasil em junho de 1997 ostentando uma clássica pintura com faixas verde-amarelo.

A imagem que abre essa postagem, mostra o PP-TPC poucos dias após chegar no país. Ela foi feita quando ele estava estacionado na antiga "ala norte" do pátio principal do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA/SBPA), em Porto Alegre (RS). Nesta época a VASP arrendava o DC-8 da TCB para os seus voos da Rede Postal Noturna (RPN) entre Porto Alegre - Guarulhos - Porto Alegre (VP574/VP575). Como voava apenas a noite, o DC-8 da TCB passava o dia parado em POA.



Em 22/01/1998, a VASP utilizou o PP-TPC para um fretamento diurno de Porto Alegre para Assunção, no Paraguai, de onde retornaria com uma carga de cigarros. Durante o pouso com chuva na pista 11 de POA, o "VASP 6818" teve um problema de frenagem e saiu cerca de 50 metros na cabeceira oposta (imagem acima). Os danos sofridos pelo avião não foram graves, e o velho DC-8 retornou ao serviço em 09/03/1998, com o apoio de alguns mecânicos colombianos contratados pela TCB. Os reparos foram realizados na área de manutenção da Varig.

Uma curiosidade sobre o PP-TPC é que além do incidente de Porto Alegre, o PP-TPC saiu da pista mais duas vezes no Brasil, uma em Manaus (AM) em 19/02/2002 e a outra no Aeroporto de Guarulhos (SP) em 12/11/2003.


O registro acima foi feito em agosto de 2006 no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes (EDG/SBEG), em Manaus (AM). Ostentando a pintura atualizada da empresa (aplicada em 08/1998), o PP-TPC é visto junto ao DC-8-71F da Promodal (PR-GPT) no gramado ao lado do Terminal de Passageiros de Manaus, uma área popularmente chamada de "cemitério". Na época desta foto, o DC-8 da TCB já estava há cerca de dois anos sem voar, jogado sob o clima severo da alta umidade da região amazônica. Poucos anos depois a fuselagem do velho clássico estava completamente tomada e enegrecida pelos fungos. De lá, o "Daniel" nunca mais saiu.

Nos sete anos de operações, a TCB - Transportes Charter do Brasil teve na sua frota três aeronaves, o DC-8-52(F) PP-TPC (vida operacional abaixo) e dois DC-8-54(F), o PP-TNZ (c/n 45768) e o PP-TAR (c/n 45668).

DOUGLAS DC-8F-52 (c/n 45752 - l/n 233)

09/1965 - Air New Zealand (ZK-NZC)
07/1982 - Howard Golden (N42920)
12/1988 - Crownair (C-FCRN)
03/1989 - FB Air (N42920)
05/1990 - Faucett Peru (OB-1421)
11/1994 - San air (HK-3974X)
12/1994 - * apreendido em Miami com drogas
xx/1996 - * convertido para cargueiro
01/1997 - TCB - 
Transportes Charter do Brasil (N42920)
06/1997 - TCB - Transportes Charter do Brasil (PP-TPC "Daniel" e "Guilherme")
22/01/98 - * saiu da pista em POA/SBPA no voo VASP 6817 
(PP-TPC)
09/03/98 - * retornou às operações
 (PP-TPC)
19/02/02 - * saiu da pista em Manaus (PP-TPC)
12/11/03 - * saiu da pista em Guarulhos (PP-TPC)
07/2004 - * desativado em Manaus nas cores da TCB (PP-TPC)



Tópicos de interesse: