Boeing 747-8 decolando de Everett, EUA (Foto ilustrativa: Boeing). |
O último Boeing 747 produzido na história, está próximo de deixar a linha de montagem da fábrica norte-americana em Everett, estado de Washington. O 747-8 está em fase final de montagem para a companhia cargueira Atlas Air, onde receberá a matrícula N863GT.
Quando o último 747 sair da linha de montagem, possivelmente no próximo mês de outubro, a Boeing terá construído nada menos que 1.574 Jumbos, contados desde o primeiro 747-100 (c/n 20235 # 1) para a Pan American em 1969, até este 747-8F (c/n 67150 # 1574), que será entregue ainda este ano para Atlas Air.
O último Boeing 747-8, N863GT da Atlas Air, em montagem na fábrica de Everett, EUA (Foto: Boeing). |
Até bem pouco tempo, a aposentadoria do 747 parecia algo relativamente distante, mas as pressões relacionadas a pandemia do Covid-19, o aumento do valor internacional do combustível de aviação, além do surgimento de novas tecnologias na fabricação de aeronaves, resultaram no antecipação do fim da produção do icônico quadrijato.
O moderno 747-8F não teve a eficiência econômica esperada, principalmente na questão do consumo de combustível, se comparado às modernas aeronaves. Se por um lado esse foi um dos motivos para as companhias aéreas se afastarem dos antigos Jumbos, por outro lado, sua grande capacidade de carga ainda é um atrativo para as companhias especializadas, como a Atlas Air e UPS, atualmente os maiores operadores do 747.
No início de 2016, a Boeing deixou as primeiras impressões de que a produção do Boeing 747 estaria chegando ao fim, quando apresentou os números de uma limitada carteira de pedidos para o 747-8F, única versão an linha de produção. Naquele momento, a empresa reduziu a taxa de produção para 0,5 unidades por mês.
No entanto, em outubro de 2016, a Boeing foi surpreendida com um pedido da UPS para quatorze 747-8F, com opção para mais quatorze. Este pedido deu um fôlego de vida ao programa, suficiente para manter o Jumbo em produção até pelo menos 2021.
A notícia que ninguém queria receber chegou em meio a pandemia Covid-19, quando em julho de 2020, a Boeing anunciou oficialmente o encerramento da produção do 747 em no máximo dois anos.
Em janeiro de 2021, a Atlas Air fez um pedido para quatro novos 747-8F, e diante disso, a Boeing afirmou em comunicado à imprensa que esses seriam os últimos Boeing 747 a sair da linha de produção de Everett, fechando mais de 53 anos de produção do "Rei dos Ares".