sexta-feira, 23 de novembro de 2018

FAB 6100: O ÚNICO LEAR 55 DA FORÇA AÉREA

Foto: CABO MARTINS © FAB
Está de volta FAB 6100 (cn 55C-140), único Learjet 55C da FORÇA AÉREA BRASILEIRA. 

Em 1997 a União Federal interviu no Banco Bamerindus e confiscou parte do patrimônio, que incluiu a frota de aeronaves do banco, entre elas o LearJet55C prefixo PT-OCA. Em JUN/1998 ele foi entregue para a FAB que o registrou como VU-55 FAB 6100 e o alocou no Grupo de Transporte Especial (GTE).
Em 2012 ele foi repassado para o 6º ETA "Esquadrão Guará", onde voou até o final de 2013, quando necessitava passar por uma inspeção de grande porte a ser realizada nas dependências do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa/MG (PAMA-LS). Com apenas 147 unidades fabricadas (de 1989 a 1993) e única na frota, a FAB optou por terceirizar a revisão afim de viabilizar o trabalho. Questões licitatórias, técnicas e logísticas, foram alguns fatores contribuintes para que o tempo de parada da aeronave se estendesse por quase cinco anos.

No último dia 14/NOV, o "novo" Guará 00 foi oficialmente devolvido ao 6º ETA, agora ostentando camuflagem atualizada (cinza) e redesignado como U-55C.

 
Foto 1: PAUL CHANDLER - 1996 © netAirspace.com  |  Foto 2: Fábio Luís Fonseca - 2007 © Site AeroEntusiasta


Parte do relatório técnico publicado pela FAB
.......................................................................................................................................................................

Divulgação da Força Aérea Brasilia sobre a incorporação do 6100 pelo 6º ETA

Esquadrão Guará recebe aeronave FAB 6100 U-55C Learjet

Aeronave cumprirá diversas missões em prol da Força Aérea

Fonte: COMPREP, por Tenente Daniele Nery

Edição: Agência Força Aérea, por Tenente João Elias - Revisão: Capitão Landenberger

O Comando de Preparo (COMPREP), por meio do Esquadrão Guará (6° ETA), realizou, no dia 14 de novembro, a solenidade de recebimento da aeronave Learjet 55, designativo FAB 6100 U-55C, no hangar do 6° ETA, em Brasília (DF). A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Preparo, Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Egito do Amaral.

A aeronave foi transferida para o 6° ETA em 2012. Voou pelo Esquadrão Guará nos anos de 2012 e 2013 e, agora em 2018, após uma necessidade operacional, retorna, tendo passado por um período de oito meses de manutenção realizada pelo Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA–LS) em conjunto com a empresa Líder.

“Este momento é a consagração do esforço diário e profissionalismo de dezenas de pessoas para que esta aeronave retornasse ao Planalto Central para cumprir as inúmeras missões demandadas às tripulações do 6° ETA. Foram cursos teóricos, aprontos, simuladores, visitas técnicas e atualização de manuais”, destacou o Comandante do 6° ETA, Tenente-Coronel Aviador Rodrigo Goretti Piedade.

Por orientação do COMPREP, foram selecionados oito pilotos e cinco mecânicos de voo para compor o quadro de tripulantes da aeronave que, em breve, cumprirá missões em prol da Força Aérea Brasileira (FAB), como transporte aerologístico, transporte de órgãos e UTI aérea, dentre outras.  

O evento contou com a presença do Comandante da Ala 1, Brigadeiro do Ar Ary Soares Mesquita; do Subchefe de Planejamento, Orçamento e Gestão Institucionais do COMPREP, Brigadeiro do Ar David Almeida Alcoforado; e do Subchefe de Segurança e Defesa do COMPREP, Brigadeiro de Infantaria Marcelo Rosa Costa.

Foto: CABO MARTINS © FAB


Tópicos relacionados:

    .............................................................................................................................................................
    Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
    ..............................................................................................................................................................