quinta-feira, 27 de junho de 2019

CONNECT CARGO: VEM AÍ O JUMBO E MUITO MAIS!

RODRIGO GARCIA © REC 06/2019
Conforme publicamos no dia 21/JUN, a CONNECT LINHAS AÉREAS realizou os voos para exame em rota, exigidos pela ANAC (ver AQUI). O resultado foi positivo e a mais nova companhia aérea brasileira recebeu a autorização operacional. 
Para comemorar este objetivo atingido, os dois Boeing 737-400F, PR-CNC "Turdus" e o PR-CND "Phälkon", voaram juntos sobre a capital pernambucana, culminando com um belíssimo rasante do "Turdus" sobre a pista em uso do Aeroporto Internacional do Recife (REC), coisa cada vez mais raras nos dias atuais. Após o pouso, o "Phälkon" foi saudado pelos bombeiros com o tradicional arco d´água, oficializando as boas vindas à CONNECT, a caçula da aviação nacional.
 
RODRIGO GARCIA e ANDRÉ LUIZ © REC 06/2019

As novidades não pararam por aí. Em uma entrevista ao Jornal Valor Econômico (ver abaixo), o Presidente da companhia Sr. Rodrigo Pacheco revelou planos otimistas para a empresa. Um dos pontos a ser ressaltado na entrevista foi a revelação de que teremos em breve um Boeing 747 operando para uma companhia aérea nacional. A operação será em forma de  wet-lease (arrendamento com tripulação) do Boeing 747-400ERF da SkyLease Cargo, N903AR (c/n 33096), que inicialmente deverá fazer um voo mensal na rota Miami - Recife - Petrolina - Miami, ainda sem data para iniciar. Infelizmente o Jumbo não deverá receber as cores da empresa brasileira.
 

O presidente da CONNECT ainda revelou que a empresa planeja receber até o final deste ano um Boeing 767-200BDSF para voar rotas internacionais, entre elas um voo regular que ligará Hong Kong/China, Miami/USA e Recife/PE.

.......................................


Nova empresa aérea começa a operar no Recife

Por Marina Falcão | 27 Jun 2019

Com sede no Recife, mas criada por dois empresários paranaenses, a companhia de transporte aéreo de cargas Connect Linhas Aéreas vai iniciar suas operações no próximo mês com foco em atender, prioritariamente, o comércio eletrônico. Recém-criada, será a primeira empresa do ramo com sede fora das regiões Sul e Sudeste.

A Connect nasce como uma coligada da Expert Log, empresa dos mesmos empresários, que opera com transporte de cargas nos Estados Unidos por meio de uma aeronave Jumbo. A empresa pretende começar a operação no mercado doméstico brasileiro com dois Boeings do modelo 737-400F. Em cada aeronave, oferecerá dez posições, cada uma com capacidade para transportar 1,8 tonelada, inclusive de cargas vivas e que necessitam de manuseio especial.

A operação internacional é prevista para começar até o fim do ano, com o Boeing 767 200BDSF. Entre rotas, haverá uma regular que ligará Hong Kong (China), Miami (Estados Unidos) e Recife.

Formado em comércio exterior, o empresário Rodrigo Pacheco, presidente da Connect, diz que há dois anos e meio vêm estudando o mercado de transporte aéreo de cargas, que só é atendido no Brasil por cinco empresas. “Crise é um ciclo, já tivemos outras e essa não será a última. Quando o país começar a retomada, estaremos prontos”, afirma.

Até 2020, a operação deve gerar 240 empregos diretos. O empresário não revela o investimento na nova empresa. Para as aeronaves, a companhia fez um contrato de leasing operacional.

No Brasil, a companhia vai oferecer voos regulares e fretados, ligando Manaus, Recife e São Paulo, por enquanto. Vislumbrando crescimento e outras rotas, a companhia já abriu filiais no Rio de Janeiro, em Natal, Brasília e Curitiba.

A manutenção das aeronaves será feita em São José dos Campos (SP), mas a empresa está avançando no plano de levar o serviço para o Recife, em um hangar que está sendo pleiteado no Aeroporto Internacional dos Guararapes - Gilberto Freyre. Segundo Pacheco, a empresa já tem certificação da Agência Nacional de Aviação (Anac) para que seus funcionários realizem atividades de manutenção. Contudo, o espaço no aeroporto ainda está pendente .

Segundo Pacheco, todas as capitais do Nordeste foram avaliadas antes da escolha por Recife. Na reta final, a disputa se concentrou em Natal e na capital pernambucana. Esta última acabou sendo escolhida pela sua “vocação logística”, disse o empresário.

Bruno Schwambach, secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, afirmou que o Estado quer exercer posição privilegiada como “hub” de transportes no Nordeste. Isso, tanto na área portuária, com o Porto de Suape, quanto no transporte aéreo.

Concedido para a espanhola Aena no leilão de privatizações da Infraero, realizado em março, por R$ 1,9 bilhão, o Aeroporto Internacional dos Guararapes é o maior do Nordeste em volume de passageiros transportados, com movimentação de 8,3 milhões de pessoas ao ano.

Para atrair a Connect, em uma negociação que durou cerca de um ano e meio, o Estado ofereceu redução no ICMS do querosene da aviação, ampliando o incentivo já existente para o transporte aéreo de passageiros. O decreto, com redução de 25% para 12% no imposto, deve ser publicado nos próximos dias.

* Colaboração: André Luiz/REC, Edilson Carlos/PNZ e Rodrigo Garcia/REC.



      .............................................................................................................................................................
      Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com
      ..............................................................................................................................................................