quarta-feira, 6 de maio de 2020

SÉRIE PRESERVADOS (7): BOEING 737-200 # PP-SMR # NOVA ODESSA/SP

Foto: Ambipar Response ©
  • Operador: VASP
  • Modelo: Boeing 737-214
  • Matrícula: PP-SMR (c/n 20157)
  • Cidade: Nova Odessa/SP
  • Local: Área interna da Ambipar Response, na Rod Anhanguera, Km 120 - Distrito Industrial I - Nova Odessa/SP
 

   A VASP foi a companhia aérea brasileira pioneira na utilização do Boeing 737-200, recebendo as primeiras unidades em julho de 1969. Até o encerramento das atividades em JAN/2005, passaram pela frota da empresa paulista 40 Boeing 737-200. Um deles foi o PP-SMR, fabricado em 1969 originalmente para a extinta companhia norte-americana Pacific Southwest Airlines (PSA), onde recebeu a matrícula N984PS. Com quase cinco anos de uso, em MAI/1974, ele foi vendido para a VASP onde voaria por três décadas!

N984PS em SAN (JUL/1970) © Bob Garrard - via Air History.net

   Em 2004 a situação econômica e operacional da VASP era preocupante, e vários fatores afetavam ainda mais o ambiente da companhia. Entre setembro e dezembro daquele ano o Departamento de Aviação Civil - DAC (atual ANAC) cancelou o certificado de aeronavegabilidade de seis Boeing 737-200 entre os mais antigos da VASP, a saber: PP-SMA, PP-SMC, PP-SMP, PP-SMQ, PP-SMR, PP-SMS e PP-SMT. Para voltar a voar, estes aviões teriam que passar por revisões e modificações obrigatórias estabelecidas pelo fabricante (Airworthiness Directives), o que foi considerado economicamente inviável. Naquele momento o PP-SMR foi encostado no Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas/SP, onde ficou por alguns anos se deteriorando e servindo para o treinamento dos bombeiros aeroportuários.   

 
PP-SMR em dois momentos: 2004 na final de Congonhas e 2013 abandonado em Campinas (Créditos nas imagens)

   Em meados de 2019 a Ambipar Response, sediada no município de Nova Odessa/SP, adquiriu a carcaça do PP-SMR para utilizá-la no treinamento de funcionários e em cursos oferecidos para terceiros. A empresa atua no atendimento a emergências e é especializada em rápida resposta à desastres e acidentes envolvendo produtos químicos e ambientes sensíveis.

   As primeiras imagens encontradas nas redes sociais mostravam o avião montado sem os motores e ostentando um esquema de pintura híbrida, com a cauda VASP e a fuselagem com a marca da Ambipar Response. Posteriormente a logomarca e as cores da empresa aérea foi sobreposta com uma pintura vermelha.


   
Fotos: Ambipar Response ©

    Atualmente o Boeing 737-200 está preservado com o esquema de pintura padrão da frota de veículos da Ambipar Response, com a fuselagem verde e uma faixa vermelha. O interior da aeronave está com poltronas, e neste período de pandemia (COVID-19), a empresa está treinando equipes para atuar na descontaminação de ambientes internos em transporte aéreo e rodoviário.

  
 Fotos: Ambipar Response ©



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