Foto: Ambipar Response ©
A VASP foi a companhia aérea brasileira pioneira na utilização do Boeing 737-200, recebendo as primeiras unidades em julho de 1969. Até o encerramento das atividades em JAN/2005, passaram pela frota da empresa paulista 40 Boeing 737-200. Um deles foi o PP-SMR, fabricado em 1969 originalmente para a extinta companhia norte-americana Pacific Southwest Airlines (PSA), onde recebeu a matrícula N984PS. Com quase cinco anos de uso, em MAI/1974, ele foi vendido para a VASP onde voaria por três décadas!
N984PS em SAN (JUL/1970) © Bob Garrard - via Air History.net
Em 2004 a situação econômica e operacional da VASP era preocupante, e vários fatores afetavam ainda mais o ambiente da companhia. Entre setembro e dezembro daquele ano o Departamento de Aviação Civil - DAC (atual ANAC) cancelou o certificado de aeronavegabilidade de seis Boeing 737-200 entre os mais antigos da VASP, a saber: PP-SMA, PP-SMC, PP-SMP, PP-SMQ, PP-SMR, PP-SMS e PP-SMT. Para voltar a voar, estes aviões teriam que passar por revisões e modificações obrigatórias estabelecidas pelo fabricante (Airworthiness Directives), o que foi considerado economicamente inviável. Naquele momento o PP-SMR foi encostado no Aeroporto Internacional de Viracopos, Campinas/SP, onde ficou por alguns anos se deteriorando e servindo para o treinamento dos bombeiros aeroportuários.
PP-SMR em dois momentos: 2004 na final de Congonhas e 2013 abandonado em Campinas (Créditos nas imagens)
Em meados de 2019 a Ambipar Response, sediada no município de Nova Odessa/SP, adquiriu a carcaça do PP-SMR para utilizá-la no treinamento de funcionários e em cursos oferecidos para terceiros. A empresa atua no atendimento a emergências e é especializada em rápida resposta à desastres e acidentes envolvendo produtos químicos e ambientes sensíveis.
As primeiras imagens encontradas nas redes sociais mostravam o avião montado sem os motores e ostentando um esquema de pintura híbrida, com a cauda VASP e a fuselagem com a marca da Ambipar Response. Posteriormente a logomarca e as cores da empresa aérea foi sobreposta com uma pintura vermelha.
Fotos: Ambipar Response ©
Atualmente o Boeing 737-200 está preservado com o esquema de pintura padrão da frota de veículos da Ambipar Response, com a fuselagem verde e uma faixa vermelha. O interior da aeronave está com poltronas, e neste período de pandemia (COVID-19), a empresa está treinando equipes para atuar na descontaminação de ambientes internos em transporte aéreo e rodoviário.
Tópicos de interesse:
- SÉRIE PRESERVADOS (6): A-1A # FAB 5528 # CURITIBA/PR
- SÉRIE PRESERVADOS (5): ATR 72-200 # PR-TTI # ALTAMIRA/PA
- SÉRIE PRESERVADOS (4): AT-26 # FAB 4488 # FERNANDO DE NORONHA/PE
- SÉRIE PRESERVADOS (3): C-95 # FAB 2176 # ESPERA FELIZ/MG
- SÉRIE PRESERVADOS (2): GEIV 28 # SÃO JOSÉ DOS CAMPOS/SP
- SÉRIE PRESERVADOS (1): AT-26A FAB 4639 # MOSSORÓ/RN
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com