Boeing 737-200 matrícula C-GAIC decolando de (Foto: Daniel Villeneuve). |
A AIR INUIT, companhia aérea do norte canadense, anunciou recentemente que nos próximos dois anos irá aposentar seus veneráveis Boeing B737-200C. Eles serão substituídos por novos B737-800NG.
Atualmente a companhia conta com quatro envelhecidos B737-200C (Combi), cuja idade média é de aproximadamente 40 anos. Eles serão substituídos por três novos B737-800 na versão "Combi", ou seja, com uma configuração interna mista para o transporte de passageiros e cargas simultaneamente.
Com 45 anos, a Air Inuit tem como gênese apoiar o povo e a cultura do tradicional povo inuit do norte do país (Foto: Air Inuit). |
- Boeing 737-200C | matrícula C-GAIG (c/n 21928) | Fabricado em 1979
- Boeing 737-200C | matrícula C-GMAI (c/n 21467) | Fabricado em 1978
- Boeing 737-200C | matrícula C-GOPW (c/n 22160) | Fabricado em 1980
- Boeing 737-200C | matrícula C-GSPW (c/n 22618) | Fabricado em 1981
A companhia canadense oferece os seus B737-200C em seis diferentes opções de configurações internas, que vão desde 'full pax" para 112 passageiros ou 25 passageiros e 05 pallets; 34 passageiros e 04 pallets; 60 passageiros e 03 pallets; 76 passageiros e 02 pallets ou totalmente cargo com 06 pallets (14.3 toneladas).
Opções de configuração interna dos Boeing 737-200 da Air Inuit (Fonte: Air Inuit).
Com os modernos B737-800NG que chegarão até 2025, a Air Inuit espera economizar 40% no consumo de combustível por voo, quando comparados aos antigos B737-200 e seus motores Pratt & Whitney JT8D.
Atualmente baseada no Aeroporto Internacional Montreal-Trudeau, a companhia aérea foi fundada em 1978, por descendentes do tradicional povo inuit, com o principal operação de fornecer o transporte de passageiros e cargas para diversos destinos no território Nunavik, no extremo norte canadense.
Hoje a frota da Air Inuit está composta por mais de 30 aeronaves: Boeing 737-200C (04), Boeing 737-300C (01), DHC-100 (03), DHC-8-300 (12), DHC-6-300 (07), Beech 350 (04), Beech A100 (03) e DHC-3 (01). A empresa também possui helicópteros AS350B2.
Conforme o banco de dados do portal Planespotters, atualmente cerca de 60 Boeing 737-200 estariam em operação em 33 operadores pelo mundo, a saber: Aerosucre (02); Air Inuit (04); Air Zimbabwe (01); Ameristar (01); Aviatsa (01); Avior (04); Basic Capital (01); Canadian Airways Congo (01); Chrono Aviation (03); Força Aérea RD Congo (01); Estelar (02); Força Aérea Equador (01); Força Aérea Mexicana (01); Glencore Canada (02); Halla Airlines (01); Força Aérea Indiana (03); Força Aérea Indonésia (04); Jayawijaya Dirgantara (02); My Indo Airlines (01); Nolinor (09); Penial Air (01); Operadores Privados (02); Rutaca (01); SEAir Internacional (02); Sierra American Co. (01); Sky Capital Cargo (01); Trans Air (01); Trans Air Congo (01); Transafrican Air (01); Transair (02); USAF (01) e Venezoelana (01).
* Não há informação precisa de todas essas aeronaves estão operacionais.