Nesse período a empresa utilizou a clássica pintura com a fuselagem branca na parte superior e alumínio na inferior, faixas preta e azul marinho horizontais, extremidade do radome preto fosco, estabilizador horizontal branco e azul marinho e o nome da empresa em preto (imagem abaixo - PP-SME).
No início da década de 1980 a VASP iniciou um projeto de mudança da imagem corporativa. Algumas idéias foram apresentadas e uma foi aplicada em um Boeing 737.
Em MAR/1980 o PP-SMY foi apresentado com a fuselagem completamente polida, faixas horizontais em degradê azul, cortadas pelo nome VASP também em degradê. O estabilizador era branco com faixas nos tres tons de azul, o nome da empresa em azul e o radome preto fosco.
Pouco tempo após entrar em operação foi observado que o novo esquema não se apresentava adequado, principalmente nas altas temperaturas do norte/nordeste do país. Durante as escalas o avião ficava desconfortável para os passageiros, e para amenizar o APU (unidade de força auxiliar) era mantido funcionando além do padrão para que o ar-condicionado mantivesse a temperatura interna agradável.
Para uma empresa com grande número de aeronaves, o aumento no consumo de combustível do APU (alimentado por querosene de aviação - QAV) e o precoce desgaste dos componentes da unidade auxiliar, foram pontos negativos. Além disto, o alumínio polido necessitava da aplicação de um produto químico (resina) para proteção anti-corrosão, considerado excessivamente caro para aplicação.
O fraco apelo da combinação "apagada" da cor azul sobre alumínio polido, que não causou o impacto desejado no mercado, somado aos fatores técnicos desfavoráveis, foram decisivos a remoção do esquema do PP-SMY em OUT/1980 e o final dos testes.
A VASP apresentou uma nova identidade visual em OUT/1982 no Boeing 737-200 PP-SMF e no mes seguinte com a chegada dos novos Airbus A300B2, que ostentavam um belo design degadrê em tons de azul (imagem abaixo - PP-SNN). Infelizmente este padrão foi usado por aproximadamente três anos, quando em 1985 foi adotada a pintura utilizada (com pequenas variações) até o final da empresa em 2005.
A VASP apresentou uma nova identidade visual em OUT/1982 no Boeing 737-200 PP-SMF e no mes seguinte com a chegada dos novos Airbus A300B2, que ostentavam um belo design degadrê em tons de azul (imagem abaixo - PP-SNN). Infelizmente este padrão foi usado por aproximadamente três anos, quando em 1985 foi adotada a pintura utilizada (com pequenas variações) até o final da empresa em 2005.
Por sua vez o Boeing 737-200 PP-SMY teve um final trágico em 24/MAI/1982, quando concluía o voo VP 234 de Congonhas/SP para Brasília/DF. Com 112 passageiros e seis tripulantes a bordo, sofreu colapso no trem de pouso e a quebra da fuselagem em duas partes ao tocar na pista do Aeroporto da Capital Federal. Infelizmente dois passageiros pereceram neste acidente.
Jornal do Brasil (26/05/1982)