sábado, 6 de julho de 2019

ESCÓCIA: BARRA, VOANDO COM AS MARÉS!

A pequena Ilha de Barra faz parte do arquipélago de Outer Hebrides, situado na costa oeste da Escócia. Com pouco mais que 1.100 habitantes (dados de 2011), a ilha tem uma história milenar, evidenciada pelo principal ponto turístico local, o Castelo Kisimul datado de 1.020 DC. A região também é cheia de belezas naturais, com praias, montanhas, fauna e flora diversificadas. Mas curiosamente uma das principais atrações turísticas de Barra é algo incomum: o seu aeroporto!
O Aeroporto de Barra (BRR / EGPR) está situado em uma baía de águas rasas chamada Traigh Mhor, na parte norte da ilha. Ele recebe voos regulares da empresa Loganair Scotland´s Airlines, que três vezes por dia interliga Barra ao Aeroporto Internacional de Glasgow (GLA / EGPF). Os voos são operados com turboélices DHC-6 Twin Otter que fazem o trecho em aproximadamente uma hora. Até aqui tudo dentro da rotina de um voo regional, não fosse por um simples detalhe: as pistas de pouso de Barra mudam de acordo com a maré da praia!

Na verdade não existem pistas convencionais como estamos acostumados a ver nos aeroportos. Os pousos e decolagens acontecem na faixa de areia da praia durante a maré baixa, o que acorre duas vezes por dia. Sendo assim, os horários dos voos respeitam a tábua de marés publicada diariamente pela Marinha.
 
Administrado pela Highlands and Islands Airports Limited (HIAL) o aeroporto regional possui uma modesta, porém adequada infra-estrutura. O prédio do terminal de passageiros fica nas dunas, e tem uma Torre de Controle que opera com serviço de AFIS "Barra Information" (118.080 MHz). A área de embarque e desembarque é conjugada com o aconchegante restaurante, decorado com motivos da natureza local. A sala de operações da Loganair tem fotos históricas do aeroporto, que também conta com equipe de bombeiros, serviço de handling e apoio em solo. Não há serviço de "marshillng", ou sinalizador para estacionamento das aeronaves, que é decidido pelo piloto onde parar o avião próximo ao terminal. O velho NDB "BRR" ainda está ativo na frequência 316 KHz, apesar do aeroporto contar procedimentos mais modernos (RNAV/GNSS) para aproximações por instrumento.
Falando em "pistas", as cartas (mapas) do aeroporto mostram diagramas com as dimensões e orientações magnéticas das três faixas de areia disponíveis para pousos e decolagens. As cabeceiras são 07/25 com 800 metros de extensão por 60 metros de largura, a menor 11/29 com 680 metros por 46 metros e a maior 15/33 com 850 metros por 46 metros. As cabeceiras tem marcações com postes de madeira nas extremidades e placas informando a numeração de cada uma (imagem logo abaixo).

Consta que já ocorreram operações noturnas emergenciais, autorizadas sob demanda. Veículos foram posicionados com faróis acesos para indicar a linha central da pista em uso, e foram colocadas faixas refletoras ao longo da praia. Mas nada foi encontrado em documentos oficias atualizados.
Carta do aeródromo com o diagrama das "pistas".
Placa informando a cabeceira 07, com o aeroporto ao fundo (Google Maps).
Área das pistas do Aeroporto de Barra, durante maré alta (via Twitter).
Por conta da geografia local, a Baía de Traigh Mhor é conhecida por fortes rajadas de ventos descentes, que inclusive estão descritas nas cartas de aproximação do aeroporto. Na maré alta, obviamente as "pistas" ficam submersas, e naturalmente a água trás animais marinhos (peixes, moluscos, aves, etc) e infelizmente o lixo que vaga nos oceanos. O movimento das águas forma sulcos na areia que eventualmente ficam ocultos por pequenas piscinas, escondendo um sério risco para as aeronaves quando em alta velocidade. Antes de liberar as operações do aeródromo, funcionários da HIAL percorrem a praia removendo carcaças de animais mortos e detritos, além de vistoriar a altura da lâmina  d´água (máxima de 10 cm) e o trator passar uma grade para melhorar as condições do pavimento.

As praias da região são abundantes de uma espécie de marisco da família dos berbigões, conhecido localmente como "clocker". É muito comum os moradores percorrem a orla catando os mariscos (clocking), por isto os nativos da ilha são chamados de "clockers".

Durante os horários dos voos os clockers e os turistas são orientados a deixar a praia. Uma luz branca piscante é acionada sobre a Torre de Controle e as birutas (windsocks) são hasteadas para informar que uma aeronave está em descida, Veículos da administração aeroportuária percorrem a área para certificar que está livre.
Visão de 180º a partir da Torre de Barra (Flickr Invincible Moose © 25/SET/2017)
Biruta voando é hora de sair da praia.
Como o aeroporto é atração turística, a cada operação dezenas de pessoas se espalham pela rodovia que circunda o local para ver os pousos e decolagens. Além dos apreciadores dos aviões, micro ônibus, táxis e transfers turísticos transportam os passageiros que chegam e saem da ilha e que movimentam a economia local. 

A história do Aeroporto de Barra tem início em 1936 e jamais registrou um acidente grave. Nestas mais de oito décadas muitos tipos de aviões já pousaram nas areias de Traigh Mhor, como por exemplo os clássicos quadrimotores De Havilland Heron da extinta BEA.  Barra é um aeródromo público e recebe voos particulares com aeronaves de pequeno porte e helicópteros. Este aeroporto é tão incomum que foi motivo de diversas reportagens e documentários, além do livro "Times Subject to Tides: The Story of Barra Airport" (Roy Calderwood, 1999que conta a sua história.
 
De Havillan Heron G-ANXB em 1973; um dia movimentado em Barra.
Cessna 208EX demonstrador da fábrica em apresentação no aeroporto de Barra em 2014 (Créditos na foto)
Dois DHC6 da Loganair em Barra (via Twitter)
O Site PrivateFly realiza anualmente uma votação para escolher os 10 aeroportos com aproximações mais bonitas do mundo. O concurso chamado de "Scenic Airport Approaches - TOP 10" colocou o Aeroporto de Barra em segundo lugar entre os mais lindos locais para pousar no mundo. Realmente os juízes do PrivateFly foram justos ao colocar Barra no TOP 10 dos mais belos aeroportos do mundo!

1. Donegal Airport (Ireland)
2. Barra Airport (Scotland)
3. Nice Airport (France)
4. Orlando Melbourne International Airport (USA)
5. St Maarten (Netherlands Antilles)
6. Saba Airport (Netherlands Antilles)
7. Queenstown Airport (New Zealand)
8. Toronto Billy Bishop (Canada)
9. London City Airport (England)
10. Aosta Airport (Italy)
Aeroporto de Barra. Foto: John MacDougall © (via Twitter)

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