A pequena Ilha de Barra faz parte do arquipélago de Outer Hebrides, situado na costa oeste da Escócia. Com pouco mais que 1.100 habitantes (dados de 2011), a ilha tem uma história milenar, evidenciada pelo principal ponto turístico local, o Castelo Kisimul datado de 1.020 DC. A região também é cheia de belezas naturais, com praias, montanhas, fauna e flora diversificadas. Mas curiosamente uma das principais atrações turísticas de Barra é algo incomum: o seu aeroporto!
O Aeroporto de Barra (BRR / EGPR) está situado em uma baía de águas rasas chamada Traigh Mhor, na parte norte da ilha. Ele recebe voos regulares da empresa Loganair Scotland´s Airlines, que três vezes por dia interliga Barra ao Aeroporto Internacional de Glasgow (GLA / EGPF). Os voos são operados com turboélices DHC-6 Twin Otter que fazem o trecho em aproximadamente uma hora. Até aqui tudo dentro da rotina de um voo regional, não fosse por um simples detalhe: as pistas de pouso de Barra mudam de acordo com a maré da praia!
Na verdade não existem pistas convencionais como estamos acostumados a ver nos aeroportos. Os pousos e decolagens acontecem na faixa de areia da praia durante a maré baixa, o que acorre duas vezes por dia. Sendo assim, os horários dos voos respeitam a tábua de marés publicada diariamente pela Marinha.
Na verdade não existem pistas convencionais como estamos acostumados a ver nos aeroportos. Os pousos e decolagens acontecem na faixa de areia da praia durante a maré baixa, o que acorre duas vezes por dia. Sendo assim, os horários dos voos respeitam a tábua de marés publicada diariamente pela Marinha.
Administrado pela Highlands and Islands Airports Limited (HIAL) o aeroporto regional possui uma modesta, porém adequada infra-estrutura. O prédio do terminal de passageiros fica nas dunas, e tem uma Torre de Controle que opera com serviço de AFIS "Barra Information" (118.080 MHz). A área de embarque e desembarque é conjugada com o aconchegante restaurante, decorado com motivos da natureza local. A sala de operações da Loganair tem fotos históricas do aeroporto, que também conta com equipe de bombeiros, serviço de handling e apoio em solo. Não há serviço de "marshillng", ou sinalizador para estacionamento das aeronaves, que é decidido pelo piloto onde parar o avião próximo ao terminal. O velho NDB "BRR" ainda está ativo na frequência 316 KHz, apesar do aeroporto contar procedimentos mais modernos (RNAV/GNSS) para aproximações por instrumento.
Falando em "pistas", as cartas (mapas) do aeroporto mostram diagramas com as dimensões e orientações magnéticas das três faixas de areia disponíveis para pousos e decolagens. As cabeceiras são 07/25 com 800 metros de extensão por 60 metros de largura, a menor 11/29 com 680 metros por 46 metros e a maior 15/33 com 850 metros por 46 metros. As cabeceiras tem marcações com postes de madeira nas extremidades e placas informando a numeração de cada uma (imagem logo abaixo).
Consta que já ocorreram operações noturnas emergenciais, autorizadas sob demanda. Veículos foram posicionados com faróis acesos para indicar a linha central da pista em uso, e foram colocadas faixas refletoras ao longo da praia. Mas nada foi encontrado em documentos oficias atualizados.
Consta que já ocorreram operações noturnas emergenciais, autorizadas sob demanda. Veículos foram posicionados com faróis acesos para indicar a linha central da pista em uso, e foram colocadas faixas refletoras ao longo da praia. Mas nada foi encontrado em documentos oficias atualizados.
Placa informando a cabeceira 07, com o aeroporto ao fundo (Google Maps). |
Área das pistas do Aeroporto de Barra, durante maré alta (via Twitter). |
Durante os horários dos voos os clockers e os turistas são orientados a deixar a praia. Uma luz branca piscante é acionada sobre a Torre de Controle e as birutas (windsocks) são hasteadas para informar que uma aeronave está em descida, Veículos da administração aeroportuária percorrem a área para certificar que está livre.
Visão de 180º a partir da Torre de Barra (Flickr Invincible Moose © 25/SET/2017)
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Biruta voando é hora de sair da praia. |
A história do Aeroporto de Barra tem início em 1936 e jamais registrou um acidente grave. Nestas mais de oito décadas muitos tipos de aviões já pousaram nas areias de Traigh Mhor, como por exemplo os clássicos quadrimotores De Havilland Heron da extinta BEA. Barra é um aeródromo público e recebe voos particulares com aeronaves de pequeno porte e helicópteros. Este aeroporto é tão incomum que foi motivo de diversas reportagens e documentários, além do livro "Times Subject to Tides: The Story of Barra Airport" (Roy Calderwood, 1999) que conta a sua história.
De Havillan Heron G-ANXB em 1973; um dia movimentado em Barra.
Cessna 208EX demonstrador da fábrica em apresentação no aeroporto de Barra em 2014 (Créditos na foto) |
Dois DHC6 da Loganair em Barra (via Twitter) |
2. Barra Airport (Scotland)
3. Nice Airport (France)
4. Orlando Melbourne International Airport (USA)
5. St Maarten (Netherlands Antilles)
6. Saba Airport (Netherlands Antilles)
7. Queenstown Airport (New Zealand)
8. Toronto Billy Bishop (Canada)
9. London City Airport (England)
10. Aosta Airport (Italy)
Aeroporto de Barra. Foto: John MacDougall © (via Twitter) |
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