sexta-feira, 20 de julho de 2018

AZUL FAZ OPERAÇÃO INÉDITA EM SERRA TALHADA/PE

AEROPORTO DE SERRA TALHADA PRÓXIMO DE OPERAR VOOS COMERCIAIS

Texto e fotos: EDILSON CARLOS © Site AeroEntusiasta 
No último dia 12/07, a cidade de Serra Talhada no interior de Pernambuco recebeu pela primeira vez uma aeronave da AZUL LINHAS AÉREAS, modelo ATR72-600.
O voo teve caráter experimental, tendo em vista que o Aeroporto Santa Magalhães, Serra Talhada/PE (SNHS/SET) passou por recentes reformas na pista de pouso e decolagem, taxiway e pátio, além de instalação de novos equipamentos de auxílio à operação de pouso e decolagem como a Estação Meteorológica de Superfícies Automática e a implantação de um terminal provisório a partir de conteiners.
    
O voo AD 9010/9011 foi realizado pela aeronave PR-AQI "É Azul, É Azul" (cn 1088) no trecho Recife/PE (REC/SBRF) - Serra Talhada/PE (SNHS/SET) Recife/PE (REC/SBRF) e contou com a presença de diversas autoridades políticas e empresários envolvidos na reforma do equipamento e operação deste voo.
O PR-AQI decolou de Recife às 12h46 e pousou em Serra Talhada às 13h43, 57 minutos de voo. Após 1h40 de solo, tempo para as autoridades concederem entrevista coletiva, às 15h25 a aeronave deixou Serra Talhada em direção à capital pernambucana.

Foi o primeiro pouso de uma aeronave do porte de um ATR72 em Serra Talhada e causou bastante curiosidade por parte da população local que lotou o espaço reservado para estacionamento de carros que fica ao lado do pátio de manobras, separados apenas por uma cerca de arame farpado, antes apenas aeronaves particulares de pequeno porte tinham pousado naquele aeroporto.
 
Esta operação deve marcar uma nova perspectiva para a região, com o incremento de voos da Azul ligando a capital Recife a Serra Talhada e futuramente voos ligando para outras cidades do interior do Estado como Petrolina, a população vislumbra possibilidades de alavancar a economia da região e novas oportunidades geradas a partir do aumento de frequências de voos.
No Estado de Pernambuco apenas 3 aeroportos operam comercialmente, Recife, Fernando de Noronha e Petrolina. Serra Talhada e Caruaru podem ser os próximos já que a Azul solicitou slots para voos nestas cidades ligando ao Recife, Caruaru no entanto carece de diversas reformas, mas conta com a vantagem de ter um terminal levantado, Serra Talhada por sua vez parece estar mais próxima de receber autorização da ANAC, faltando apenas a instalação de uma cerca específica no entorno de todo sítio aeroportuário segundo autoridades locais, esta cerca seria instalada dentro de um prazo de 90 dias a partir deste mês de julho de 2018.
O “novo” aeroporto de Serra Talhada é atualmente administrado pela DIX Empreendimentos, que já atua administrando e operando aeroportos no Brasil como o Aeroporto de Bonito, no Mato Grosso do Sul e o Aeroporto do Arquipélago de Fernando de Noronha.
 

      >>>  Clique AQUI e comente este assunto no AeroFórum.


Assuntos relacionados:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................