quarta-feira, 5 de junho de 2019

"REVO" ENTRE GIGANTES - FAB KC-130M E O EMBRAER KC-390

MDM FOTOGRAFIAS © RJ MAI/2019
Entre 21/MAI e 01/JUN o site Flight Radar 24 (FR24) registrou movimentações incomuns na região do litoral do Rio de Janeiro. Especialmente nos dias 22 e 24/MAI, três plotes foram vistos no litoral carioca, evoluindo juntos por algumas horas. Eles foram identificados como sendo o KC-130M (FAB 2462) da FORÇA AÉREA BRASILEIRA e duas aeronaves da EMBRAER o KC-390 (PT-ZNJ) e um E550P Phenom de matrícula não identificada.

O fato agitou a comunidade de entusiastas, justamente por tratar-se de uma operação até então inédita, que reunia o KC-130 e o novíssimo KC-390, aeronaves de grande porte e com capacidade de realizar reabastecimento em voo (REVO).
Print da tela do Flight Radar 24 mostrando os três aviões
voando no litoral carioca (22/05/2019)
Finalmente as imagens divulgadas nas redes sociais creditadas à MDM Fotografias - que ilustram este post - desvendaram parte das suspeitas. As fotos mostram o que aparenta ser as primeiras operações conhecidas de REVO entre duas aeronaves de transportes brasileiras. O Embraer KC-390, com capacidade de reabastecer e ser reabastecido, é visto na posição de observação e de pré-contato com a mangueira direita do "Barão 62" (KC-130M), mas infelizmente não mostram ambos aviões  voando "plugados". Portanto não se sabe se os contatos ocorreram de fato, mas tudo leva a crer que os testes foram completos. 
MDM FOTOGRAFIAS © RJ MAI/2019
Não foi emitida nenhuma nota oficial por parte da FAB e da Embraer sobre esta inédita operação, que provavelmente foi registrada pelos tripulantes do Phenom, que voava próximo aos dois "KCs" possivelmente atuando como "aeronave-paquera". As fotografias obtidas de algum ponto da costa carioca dos dois aviões em voo, servem como registros históricos desta inédita operação REVO nos céus brasileiros.

Em 2014 a FAB assinou contrato com a Embraer para a aquisição de 28 aeronaves KC-390. O primeiro avião será entregue em breve para o 1º Grupo de Transporte de Tropa (1º GTT), baseado na Ala 2, em Anápolis/GO, que terá a missão de ser a primeira unidade a operar o maior avião já fabricado no Brasil.
 
KC-130M: LEANDRO P. CASELLA ©  #  KC-390: FRANCISCO MALHEIROS ©


* Colaboraram neste post: Edilson Carlos/PNZ; Francisco Malheiros/CGR; Gustavo Maia/GYN; Leandro P. Casella/POA e Vinícius Costa/POA.

Clique AQUI e acompanhe as atualizações sobre este assunto no AeroFórum.

Tópicos relacionados:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................