segunda-feira, 18 de novembro de 2019

PORTUGAL: TAP APOSENTA OS AIRBUS A340-300

TP16 do Recife (REC) para Lisboa (LIS). Último voo com A340 na TAP © Rodrigo Garcia (REC 26/10/2019)
   A TAP AIR PORTUGAL encerrou em 28/OUT passado um importante capítulo na sua história. A companhia portuguesa retirou de serviço o último dos quatro Airbus A340-300, concluindo uma operação de quase 25 anos. A substituição será por aeronaves bimotoras Airbus A330neo e A321LR, mais modernas, econômicas e atualizadas tecnologicamente.

  Nesse quarto de século os icônicos quadrimotores da TAP voaram para 55 destinos em todo o mundo, levando mais de 12 milhões de passageiros. A companhia emitiu nota oficial, a qual transcrevemos abaixo e ao final publicamos a vida operacional dos quatro mosquiteiros portugueses.


.................. 

   TAP despede-se dos seus Airbus A340-300 

   A companhia conclui importante ciclo da renovação da frota de longo curso, que até o final do ano estará completamente renovada. No último dia 28/OUT, encerrou-se um importante ciclo para a renovação da frota de longo curso da companhia portuguesa.


   Depois de 25 anos a voar com as cores de Portugal para os cinco continentes, a companhia despediu-se de um dos aviões mais imponentes da sua história. O Airbus A340  passa agora o testemunho à nova frota de "wide body", operada por aviões de última geração da família Airbus NEO. 


   O adeus ao último dos quatro Airbus A340-300 da TAP foi dado numa cerimônia interna, no hangar 6 da companhia, que contou com a presença de centenas de trabalhadores, que fizeram a história deste avião na empresa. Durante o evento foi transmitido um vídeo de homenagem a todos os que contribuíram para o sucesso e longevidade desta aeronave de quatro motores na TAP (assista o vídeo no final deste artigo). 

   No início dos anos 90 o Airbus A340 era considerado um dos mais sofisticados e modernos aviões do longo curso e representava uma nova forma de viajar. Destacavam-se as cadeiras da Executiva, poltronas que faziam com que o passageiro se sentisse em casa, o bar com serviço exclusivo e, ainda, o entretenimento individual que permitia a escolha de vários canais de vídeo e de áudio, uma grande inovação para a altura.


   A companhia renovou, na época, a sua frota com quatro Airbus A340 que permitiram explorar novos mercados e complementar a oferta em várias cidades, adequando a sua estratégia comercial às solicitações de um mercado cada vez mais exigente.


   No total, os A340 transportaram mais de 12 milhões de clientes para mais de 55 destinos, pelos cinco continentes. Fizeram mais de 63 mil voos e mais de 450 mil horas ao serviço de Portugal e do mundo com elevados padrões de desempenho, arrecadando por isso o reconhecimento internacional pela excelência da sua operação.

   Com a despedida do modelo A340, os voos do longo curso da TAP passam a ser operados pelos aviões de última geração da Airbus A330neo e A321LR. Com estes dois novos modelos da fabricante europeia, considerados state-of-the-art, a TAP, sempre na vanguarda, volta a fazer história e a oferecer uma nova forma de viajar aos seus clientes, mais moderna, eficiente e amiga do ambiente. 

   Até ao final de 2019, a frota do longo curso da TAP estará completamente renovada com a entrada dos NEO e o retrofit dos restantes aviões da geração anterior. Com um interior de cabina melhorado, a classe Executiva passará a ter exclusivamente cadeiras full flat de última geração.

   Dispondo de uma frota cada vez mais moderna e confortável, a Companhia continuará a investir na excelência da sua operação. A nova frota permite à TAP abrir novas rotas, reforçar a rede de destinos e diversificar os mercados em que opera. O futuro é NEO. (TAP)

Os quatro mosquiteiros da TAP


>>> CS-TOA "Fernão Mendes Pinto" (c/n 0041) <<<
  • 25/11/1994 - Primeiro voo
  • 22/12/1994 - Data de entrega para a TAP
  • FEV/2007 - Recebeu a nova pintura da TAP
  • 29/09/2019 - Última operação regular TP12 Recife (REC) - Lisboa (LIS)
  • 02/10/2019 - Voo ferry para estocagem TP9773 Lisboa (LIS) - Teruel (TEV)

>>> CS-TOB "D. João de Castro" (c/n 0044) <<<
  • 14/12/1994 - Primeiro voo
  • 22/12/1994 - Data de entrega para a TAP
  • MAR/2007 - Recebeu a nova pintura da TAP
  • 26/10/2019 - Último a deixar a frota, realizando o voo TP16 do Recife (REC) para Lisboa (LIS)
  • 29/10/2019 - Voo ferry para estocagem TP9776 Lisboa (LIS) - Teruel (TEV)

>>> CS-TOC "Wenceslau de Moraes" (c/n 0079) <<<
  • 17/02/1995 - Primeiro voo
  • 24/04/1995 - Data de entrega para a TAP
  • MAI/2007 - Recebeu a nova pintura da TAP
  • 26/102019 - Última operação regular TP284 Maputo (MPM) - Lisboa (LIS)
  • 29/10/2019 - Voo ferry para estocagem TP9777 Lisboa (LIS) - Teruel (TEV)

>>> CS-TOD "D. Francisco de Almeida" (c/n 0091) <<< 
  • 28/03/1995 - Primeiro voo
  • 24/04/1995 - Data de entrega para a TAP
  • ABR/2006 - Primeiro A340 a receber a nova pintura da TAP
  • 01/10/2019 - Última operação regular TP288 Luanda (LAD) - Lisboa (LIS)
  • 08/10/2019 - Voo ferry para estocagem TP9774  Lisboa (LIS) - Teruel (TEV)


Vídeo institucional sobre o Airbus A340-300





Tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................