Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © POA FEV/1997 |
Criada em 1995 na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul, a cargueira PHOENIX BRASIL foi mais uma das tantas companhias aéreas brasileiras que tiveram vida curta. A empresa tinha investimento e apoio operacional da norte-americana Millon Air, que pretendia estabelecer negócios no Brasil, aproveitando o período de estabilidade econômica proporcionado pelo recém implantado Plano Real. Os investidores tinham planos ousados para a nova cargueira o que incluía uma frota com Boeings 707 e Lockheed L-1011 Tristar, modelos utilizados pela Millon Air.
O primeiro avião a ser repassado para a PHOENIX BRASIL seria o Boeing 707-369C, N851JB (cn 20084), para o qual a matrícula PP-PHA foi reservada no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), porém nunca foi aplicada na aeronave. O N851JB foi visto em Miami no segundo semestre de 1995 com as cores básicas da Millon Air e títulos Phoenix (foto abaixo). Há divergencias sobre o dia do primeiro voo comercial da PHOENIX BRASIL, se foi em 07 ou 17/JUL/1995 na rota Manaus/AM (EDG) - Campinas/SP (VCP). Independente do dia exato, a operação neste período muito provavelmente foi realizada pelo N851JB da Millon Air/Phoenix, pois como veremos a seguir, o primeiro avião com a pintura e registro brasileiro chegaria apenas quatro depois.
Millon Air/Phoenix (N851JB) R. N. Smith © MIA 11/1995 # www.aussieairliners.org |
Benito Latorre © GRU |
Em OUT/1996 um Boeing 707 da Millon Air (N751MA) sofreu um grave acidente logo após a decolagem da pista 23 do Aeroporto de Manta/Equador (MEC), causando dezenas de vítimas fatais em solo. Este foi o estopim para as autoridades norte-americanas fecharem a empresa devido as diversas irregularidades encontradas.
Em OUT/1995 recebeu o CHETA do DAC como empresa cargueira não regular (Rev. Flap 290/1996) |
O ano de 1997 iniciava com notícias nada alvissareiras, principalmente pelo fechamento da Millon Air, nos Estados Unidos. Este seria um sério golpe nas pretensões e operações da PHOENIX BRASIL, que desde janeiro estava contratada pela VASP para operar nas linhas da Rede Postal Noturna (RPN). Os voos seguiam o seguinte esquema: São Paulo/SP (GRU) - Porto Alegre/RS (POA) - Manaus/AM (MAO) de SEG a SEX ; Recife/PE (REC) - Salvador/BA (SSA) - São Paulo/SP (GRU) - Porto Alegre/RS (POA) aos SAB e DOM. A saída do investidor norte-americano atingiu em cheio a companhia brasileira, que não teve outra opção senão paralisar as atividades e devolver o PP-PHB para o proprietário em NOV/1997.
Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © POA AGO/1997 |
Boeing 707-331C # PP-PHB "Le Corsaire" (cn 18711)
- ABR/1964 TWA (N786TW)
- AGO/1980 GPA GROUP
- AGO/1980 FAUCETT (N786TW)
- FEV/1981 Estacionado em MIA ((N786TW)
- FEV/1982 PAN AERO INT CO. (N786TW)
- ABR/1982 AIR HAITI (N786TW)
- ABR/1983 PAN AERO INT CO. (N786TW)
- OUT/1983 CHALLENGE AIR CARGO (N786TW)
- DEZ/1983 PAN AERO INT CO. (N786TW)
- MAR/1984 FLORIDA WEST AIRLINES (N700FW)
- MAI/1990 LAN CHILE (CC-CER)
- MAI/1991 FLORIDA WEST AIRLINES (N700FW)
- JUL/1991 LAN CHILE (CC-CER)
- JUL/1994 FLORIDA WEST AIRLINES (N700FW)
- MAR/1995 BLIV Inc. Estacionado em Miami (N700FW)
- ABR/1995 HAWK AVIATION GROUP (N700FW)
- NOV/1995 MILLION AIR (N700FW)
- NOV/1995 PHOENIX BRASIL (PP-PHB)
- OUT/1997 DAEDALUS AVIATION (N777FR)
- JAN/1998 CIELOS DEL PERU (OB-1696)
- JUN/2000 DAEDALUS AVIATION (OB-1696)
- JUL/2000 SKYMASTER (PT-MST)
- 07/MAR/01 SKYMASTER (PT-MST) - Acidente no pouso em GRU
- ???/2001 SKYMASTER (PT-MST) - desmontado em GRU
Registro Site da ANAC:
07 MAR 2001 - Skymaster Airlines - B 707- 331 C - PT-MST
Realizando transporte de carga, com três tripulantes a bordo, a aeronave seguia de Belém - PA (SBBE) para Guarulhos - SP (SBGR), com escala em Brasília - DF (SBBR). Ao realizar o pouso em Guarulhos, o B 707 tocou o solo violentamente, quebrando a bequilha e em seguida o trem-de-pouso esquerdo, quando saiu da pista e quebrou o trem-de-pouso direito já sobre a grama, parando entre as duas pistas do aeroporto. Os tripulantes permaneceram ilesos, mas a aeronave sofreu avarias graves.
Luiz Brunner - JetPhotos © GRU MAR/2001 |
Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © GRU AGO/2001 |
Boeing 707-369C # N851BJ (cn 20084)
- OUT/1968 FIRST FLIGHT
- NOV/1968 KUWAIT AIRWAYS (9K-ACJ)
- NOV/1985 SOUTHERN AIR TRANSPORT (N525SJ)
- JUL/1994 MILLON AIR (N851JB)
- JUL/1995 Fotografado em BWI basicMILLON cs sem sítulos (N851JB)
- JUL/1995 PHOENIX (N851JB)
- NOV/1995 MILLON AIR (N851JB)
- MAR/1996 Fotografado em MIA com títulos billboard MILLON AIR (N851JB)
- AGO/1999 CIELOS DEL PERU (OB-1699)
- JUL/2000 SKYMASTER (PT-MTR)
- JUL/2006 SKYMASTER (PT-MTR) - Acidente no pouso em MAO.
- JUL/2011 SKYMASTER (PT-MTR) - desmontado em MAO
Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © MAO SET/2006 |
Legenda:
----------
NTU: não recebido
Outros tópicos de interesse:
----------
NTU: não recebido
- 12/2017: FAB 2464: FIM DE LINHA!
- 12/2017: CHEGOU O SEGUNDO BOEING 737F DA MODERN LOGISTICS
- 12/2017: AEROFÓRUM: FROTA FAB
- 05/2015: FAB 2456: FIM DE LINHA!
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br