sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

HISTÓRIA: PHOENIX BRASIL (1995 - 1997)

Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © POA FEV/1997
Criada em 1995 na cidade de Novo Hamburgo, região metropolitana da capital do Rio Grande do Sul, a cargueira PHOENIX BRASIL foi mais uma das tantas companhias aéreas brasileiras que tiveram vida curta. A empresa tinha investimento e apoio operacional da norte-americana Millon Air, que pretendia estabelecer negócios no Brasil, aproveitando o período de estabilidade econômica proporcionado pelo recém implantado Plano Real. Os investidores tinham planos ousados para a nova cargueira o que incluía uma frota com Boeings 707 e Lockheed L-1011 Tristar, modelos utilizados pela Millon Air.



O primeiro avião a ser repassado para a PHOENIX BRASIL seria o Boeing 707-369C, N851JB (cn 20084), para o qual a matrícula PP-PHA foi reservada no RAB (Registro Aeronáutico Brasileiro), porém nunca foi aplicada na aeronave. O N851JB foi visto em Miami no segundo semestre de 1995 com as cores básicas da Millon Air e títulos Phoenix (foto abaixo). Há divergencias sobre o dia do primeiro voo comercial da PHOENIX BRASIL, se foi em 07 ou 17/JUL/1995 na rota Manaus/AM (EDG) - Campinas/SP (VCP). Independente do dia exato, a operação neste período muito provavelmente foi realizada pelo N851JB da Millon Air/Phoenix, pois como veremos a seguir, o primeiro avião com a pintura e registro brasileiro chegaria apenas quatro depois.

Millon Air/Phoenix (N851JB) R. N. Smith © MIA 11/1995  #  www.aussieairliners.org
Em NOV/1995 finalmente chegou ao Brasil o clássico Boeing 707-331C prefixo PP-PHB (cn 18711),  único avião a receber as cores da PHOENIX BRASIL. Segundo Zwerdling (Revista Flap, 04/2012 p.65) o jato foi batizado com o nome "Le Corsaire", uma brincadeira sobre os comentários  que a empresa seria mais uma "pirata" no ramo. A chegada do avião próprio liberou o N851JB para retornar para a Millon Air.

Benito Latorre © GRU 

O ano de 1996 começou movimentado para a novata cargueira, que voava muito principalmente entre São Paulo e Manaus, trecho filão do mercado de cargas. A cooperação da Millon Air era evidente, pois frequentemente o jato da PHOENIX BRASIL era visto em Miami/USA, de onde decolava para destinos como Campinas/SP (VCP), Manaus/AM (MAO) e Foz do Iguaçu/PR (IGU). Aeroportos na América Latina como Cali/Colômbia e Assunção/Paraguai também receberam o "Le Corsaire" com voos transportando cargas em geral, o que incluia até mesmo carga-viva como gado.

Em OUT/1996 um Boeing 707 da Millon Air (N751MA) sofreu um grave acidente logo após a decolagem da pista 23 do Aeroporto de Manta/Equador (MEC), causando dezenas de vítimas fatais em solo. Este foi o estopim para as autoridades norte-americanas fecharem a empresa devido as diversas irregularidades encontradas.

Em OUT/1995 recebeu o CHETA do DAC como empresa cargueira não regular (Rev. Flap 290/1996)


O ano de 1997 iniciava com notícias nada alvissareiras, principalmente pelo fechamento da Millon Air, nos Estados Unidos. Este seria um sério golpe nas pretensões e operações da PHOENIX BRASIL, que desde janeiro estava contratada pela VASP para operar nas linhas da Rede Postal Noturna (RPN). Os voos seguiam o seguinte esquema: São Paulo/SP (GRU) - Porto Alegre/RS (POA) - Manaus/AM (MAO) de SEG a SEX ;  Recife/PE (REC) - Salvador/BA (SSA) - São Paulo/SP (GRU) - Porto Alegre/RS (POA) aos SAB e DOM. A saída do investidor norte-americano atingiu em cheio a companhia brasileira, que não teve outra opção senão paralisar as atividades e devolver o PP-PHB para o proprietário em NOV/1997.

Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © POA AGO/1997
Quase três anos depois do fechamento da PHOENIX BRASIL, os dois Boeing 707-320C que fizeram parte da história da empresa voltaram a voar no país, onde terminaram as histórias em dois acidentes muito parecidos. A Skymaster recebeu as duas aeronaves em JUL/2000 com as matrículas PT-MTR (cn 20084, ex.PP-PHA *NTU) e PT-MST (cn 18711, ex. PP-PHB). Em uma incrível coincidência fatal, os dois 707 "quarentões" sofreram colapso nos trens de pouso dianteiros - o PT-MST em Guarulhos (MAR/2001) e o PT-MSR em Manaus (JUL/2006). Como eram máquinas antigas, os severos danos estruturais tornaram recuperação inviável e ambos foram cortados e vendidos como sucatas.

Abaixo a vida operacional dos Boeing 707 que fizeram parte da história da aviação cargueira no Brasil.

Boeing 707-331C  # PP-PHB "Le Corsaire" (cn 18711)

  • ABR/1964 TWA (N786TW)
  • AGO/1980 GPA GROUP
  • AGO/1980 FAUCETT (N786TW)
  • FEV/1981 Estacionado em MIA ((N786TW)
  • FEV/1982 PAN AERO INT CO. (N786TW)
  • ABR/1982 AIR HAITI (N786TW)
  • ABR/1983 PAN AERO INT CO. (N786TW)
  • OUT/1983 CHALLENGE AIR CARGO (N786TW)
  • DEZ/1983 PAN AERO INT CO. (N786TW)
  • MAR/1984 FLORIDA WEST AIRLINES (N700FW)
  • MAI/1990 LAN CHILE (CC-CER)
  • MAI/1991 FLORIDA WEST AIRLINES (N700FW)
  • JUL/1991 LAN CHILE (CC-CER)
  • JUL/1994 FLORIDA WEST AIRLINES (N700FW)
  • MAR/1995 BLIV Inc. Estacionado em Miami (N700FW)
  • ABR/1995 HAWK AVIATION GROUP (N700FW)
  • NOV/1995 MILLION AIR (N700FW)
  • NOV/1995 PHOENIX BRASIL (PP-PHB)
  • OUT/1997 DAEDALUS AVIATION (N777FR)
  • JAN/1998 CIELOS DEL PERU (OB-1696)
  • JUN/2000 DAEDALUS AVIATION (OB-1696)
  • JUL/2000 SKYMASTER (PT-MST)
  • 07/MAR/01 SKYMASTER (PT-MST) - Acidente no pouso em GRU
  • ???/2001 SKYMASTER (PT-MST) - desmontado em GRU
     Registro Site da ANAC:

07 MAR 2001 - Skymaster Airlines - B 707- 331 C - PT-MST
Realizando transporte de carga, com três tripulantes a bordo, a aeronave seguia de Belém - PA (SBBE) para Guarulhos - SP (SBGR), com escala em Brasília - DF (SBBR). Ao realizar o pouso em Guarulhos, o B 707 tocou o solo violentamente, quebrando a bequilha e em seguida o trem-de-pouso esquerdo, quando saiu da pista e quebrou o trem-de-pouso direito já sobre a grama, parando entre as duas pistas do aeroporto. Os tripulantes permaneceram ilesos, mas a aeronave sofreu avarias graves.

Luiz Brunner - JetPhotos © GRU MAR/2001 
Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © GRU AGO/2001 

Boeing 707-369C # N851BJ (cn 20084)
  • OUT/1968 FIRST FLIGHT
  • NOV/1968 KUWAIT AIRWAYS (9K-ACJ)
  • NOV/1985 SOUTHERN AIR TRANSPORT (N525SJ)
  • JUL/1994 MILLON AIR (N851JB)
  • JUL/1995 Fotografado em BWI basicMILLON cs sem sítulos (N851JB)
  • JUL/1995 PHOENIX (N851JB)
  • NOV/1995 MILLON AIR (N851JB)
  • MAR/1996 Fotografado em MIA com títulos billboard MILLON AIR (N851JB)
  • AGO/1999 CIELOS DEL PERU (OB-1699)
  • JUL/2000 SKYMASTER (PT-MTR)
  • JUL/2006 SKYMASTER (PT-MTR) - Acidente no pouso em MAO.
  • JUL/2011 SKYMASTER (PT-MTR) - desmontado em MAO
Frederico Cavalcante - JetPhotos © MAO JUL/2006

Fábio Luís Fonseca -Site AeroEntusiasta © MAO SET/2006 

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NTU: não recebido

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