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O C-FTWW é o mais "novo" B737-200 recebido pena Nolinor em pleno 2025 (Foto: Nolinor). |
A companhia aérea canadense NOLINOR AVIATION, anunciou em 05 de agosto de 2025 a chegada do seu oitavo Boeing 737-200, consolidando a sua posição como a maior operadora mundial deste lendário modelo de aeronave. Matriculado C-FTWW (c/n 22529), este "novo" B737-200 foi rapidamente colocado em serviço, ampliando a capacidade operacional da companhia nas regiões remotas do Canadá.
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Originalmente este B737-200 foi fabricado em MAR/1981 para a companhia Air Florida (N51AF) para quem voou até OUT/1984 (Foto: Peter Cook). |
Há mais de 30 anos, a Nolinor dispõem da versatilidade incomparável do Boeing 737-200 para o transporte de passageiros e/ou cargas em ambientes geográficos desafiadores. Sua robustez, confiabilidade e, acima de tudo, sua capacidade única de operar em pistas não preparadas - cascalho e gelo - fazem dos 737-200 a aeronave a jato mais eficaz para a região norte do Canadá. Já foram realizadas tentativas de substituí-los, mas para as pistas de cascalho eles continuam sendo a solução mais eficiente, ecológica e realista para este tipo de operação.
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A próxima operadora foi a Midway Express (N51AF) para quem operou até meados de 1985 (Foto: Aero Icarus). |
“Construímos uma expertise única ao longo dos anos, que impulsiona o nosso sucesso. Tentar replicar o modelo de outra transportadora seria um erro. Esta adição à nossa frota reflete nosso know-how e nossa capacidade de fornecer soluções sob medida para as necessidades dos nossos clientes”, disse Marco Prud'Homme, Presidente da Nolinor Aviation.
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Entre AGO/1985 e DEZ/1986 operou com as marcas da Midway Airlines como EI-BRN e N703ML (Foto: Aero Icarus). |
Essa expertise é respaldada por uma integração vertical completa: a maioria das operações de manutenção é realizada pela própria Nolinor em suas diversas instalações espalhadas pelo Canadá. Em Miami, nos EUA, a empresa também possui o único simulador de voo ativo do Boeing 737-200 do mundo, o qual oferece treinamento personalizado e alto padrão de qualidade para suas tripulações. O resultado: uma taxa média anual de pontualidade de 96%.
Entre JUN/1991 e SET/2018 voou para a Sierra Pacific como N703S (Foto: Joe Copalman). |
“O 737-200 atende perfeitamente às necessidades do setor de mineração, comunidades remotas e missões governamentais. Sua porta de carga superdimensionada, alcance e capacidade de carga útil o tornam uma ferramenta estratégica incomparável”, afirmou Yves Bergeron, Vice-Presidente de Operações.
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Em DEZ/2018 foi adquirido pela Chrono Aviation (C-FYPN) onde voou até recentemente, até ser repassado para a Nolinor (Foto: Daniel Lapierre Forget). |
Por fim, a expansão continua: um B737-200 está sendo preparado para retornar ao serviço na temporada de férias, e outra aeronave deste modelo deverá ser adquirida em 2026 para atender à crescente demanda.