terça-feira, 15 de outubro de 2019

FAB: 6º ETA RECEBE OS PRIMEIROS PHENOM 100EV

"Guará 01" e "Guará 02" pernoitando em Boa Vista/RR, primeira escala no Brasil.
Tiago Quirino e Thiago Denz © BVB 13/10/2019
  A FORÇA AÉREA BRASILEIRA recebeu nesta semana os dois primeiros jatos Embraer Phenom 100EV, designados militarmente U-100 e matriculados FAB 3701 e FAB 3702. 
  Ambos deixaram a fábrica da Embraer Executives em Melbourne/USA, voando juntos até Brasília/DF (BSB), onde pousaram em 14/OUT com direito ao tradicional batismo de boas vindas dos bombeiros. No translado foram realizadas escalas técnicas em San Juan/Porto Rico (SJU), Bridgetown/Barbados (BGI) e Georgetown/Guiana (GEO), pernoite em Boa Vista/RR (BVB) e uma última escala para reabastecimento na Base Aérea de Cachimbo/PA (SBCC), antes de chegarem na Capital Federal.
Batismo duplo na chegada a Brasília/DF (BSB) do "Guará 01" e "Guará 02" - via Redes Sociais.
  Conforme noticiamos em junho, informações não oficiais tratam que a FAB encomendou  quatro jatos U-100, com opção para dois adicionais.

   O Phenom 100EV é a versão aprimorada do menor jato executivo da Embraer, capaz de transportar de quatro a sete passageiros por aproximadamente 1.200 nm (2.000 km) de distância. Está equipado com dois motores Pratt&Whitney PW617F1-E e aviônicos Prodigy Touch Flight Deck e está em serviço nas forças aéreas do Paquistão e Inglesa. 

Sobre o 6º Esquadrão de Transporte Aéreo - Guará 
   O Sexto Esquadrão de Transporte Aéreo (6º ETA), também conhecido como Esquadrão Guará, está sediado na ALA 1, Base Aérea de Brasília/DF. É responsável por realizar missões na região centro-oeste no transporte de cargas, autoridades, militares, apoio logístico, lançamento de paraquedistas, transporte de órgãos vivos, entre outras missões. A frota do Esquadrão Guará está composta por aeronaves C-95 Bandeirante, C-97 Brasília, C-98A Grand Caravan e U-35 e U-55 Learjet. 
Sobre a Embraer Aviação Executiva 
   A Embraer é uma das maiores fabricantes de jatos executivos do mundo, tendo entrado neste segmento de mercado a partir de 2000, com o lançamento do jato Legacy. A Embraer Aviação Executiva foi constituída em 2005. Seu portfólio, um dos mais amplos da indústria, é formado pelos jatos Phenom 100EV, Phenom 300E, Legacy 450, Legacy 500, Praetor 500, Praetor 600, Legacy 650E e Lineage 1000E. A frota da Embraer Aviação Executiva excede a marca de 1.300 jatos, que estão em operação em mais de 70 países. Os clientes são apoiados por uma rede global de 70 centros de serviços entre próprios e autorizados, complementados por um Contact Center 24/7. Para maiores informações visite executive.embraer.com.
........................

* Colaboração: Edilson Carlos/PNZ, Gustavo Maia/GYN, Renato Maia/BVB, Tiago Quirino/BVB e Thiago Denz/BVB.

........................


Tópicos relacionados:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com
..............................................................................................................................................................