"ZEUS 54" posa para foto com autoridades © Arnaldo Kikuti/Embraer (GPX 07/11/2019) |
Nesta semana uma comitiva de autoridades e parlamentares visitou as instalações da EMBRAER, em Gavião Peixoto/SP (GPX). No final do evento o grupo visitou o FAB 2854, o segundo KC-390 que em breve será entregue para o 1º Grupo de Transporte de Tropas (1º GTT) sediado na ALA 2 (Anápolis/GO).
O 1º Grupo de Transporte de Tropas foi criado em 1958 no Rio de Janeiro/RJ, inicialmente sediado na Base Aérea dos Afonsos (até 2013) e posteriormente na Base aérea do Galeão/RJ, atual ALA 11 (até 2018). Nessas seis décadas de vida carioca, passaram pela unidade aeronaves Fairchild C-82 "Packet", Fairchild C-119G "Flying Boxcar", De Havilliand C-115 "Búfalo" e Lockheed C/KC-130 "Hércules". No 1º GTT esses peso-pesados e seus tripulantes operaram em dois esquadrões distintos, o 1º/1º GTT "Cascavél" e o 2º/1º GTT "Coral", e ficaram conhecidos na FAB como "Ofídios".
Em junho do ano passado o alto comando da FORÇA AÉREA BRASILEIRA, transferiu o 1º GTT do Rio de Janeiro (ALA 11) para Anápolis/GO (ALA 2). Com a chegada do primeiro KC-390 em SET/2019 (FAB 2853), a unidade está utilizando o código "ZEUS" na fonia dos voos operacionais (radio callsign), o que indica a possibilidade do fim dos tradicionais Ofídios na FAB.
Na mitologia grega ZEUS é o pai dos deuses, a autoridade máxima no Olimpo. Ele é o senhor do universo, com poder sobre os céus, raios e relâmpagos.
Futuro 2854 na linha de montagem no primeiro semestre deste ano © Embraer (GPX 07/2019) |
Nota da FAB sobre a visita parlamentar à unidade da Embraer em GPX.
...................................
Parlamentares conhecem linha de montagem do KC-390 e instalações do Projeto FX-2
Visita foi realizada na unidade da Embraer em Gavião Peixoto (SP)
Fonte: Agência Força Aérea, por Tenente Elias
Edição: Agência Força Aérea - Revisão: Major Alle
Uma comitiva formada por 24 pessoas, entre parlamentares e convidados, conheceu, nesta quinta-feira (07), a fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). A visita foi organizada pela Assessoria Parlamentar e de Relações Institucionais do Comandante da Aeronáutica (ASPAER) e contou com a presença do Diretor-Geral do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), Tenente-Brigadeiro do Ar Luiz Fernando de Aguiar; do Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER), Major-Brigadeiro do Ar Heraldo Luiz Rodrigues, e do Chefe da ASPAER, Brigadeiro do Ar Flávio Luiz de Oliveira Pinto, entre outras autoridades da Força Aérea Brasileira (FAB). O objetivo foi apresentar a linha de montagem da aeronave multimissão KC-390 e as instalações do Projeto FX-2.
"A Embraer é uma empresa importantíssima para o país e, logicamente, para o Ministério da Defesa. É aqui que está sendo modernizado o F-5, produzido o KC-390, e, futuramente, o F-39 Gripen. O KC-390 vai ser a nossa espinha dorsal na logística e o Gripen será o principal avião da nossa aviação de caça, defesa aérea e ataque ao solo. O futuro da Força Aérea passa necessariamente por aqui", explicou o Tenente-Brigadeiro Aguiar.
A FAB e a Embraer realizam parcerias desde o nascimento da empresa. "A FAB está sempre apoiando a Embraer em todos os produtos de Defesa. O KC-390 e o Gripen são muito importantes para a manutenção da soberania nacional e a Embaer vem sendo uma parceira muito importante da FAB nessa estratégia", ressaltou o Diretor de Contratos e Propostas da Embraer, João Bosco.
A comitiva conheceu o GDDN (Gripen Design and Development Network), onde trabalham engenheiros para a produção futura da aeronave de caça F-39 Gripen. Também passou pelo hangar de montagem estrutural, local em que é fabricada a asa e a fuselagem da aeronave multimissão KC-390. Depois, seguiu até o hangar de montagem final do KC-390, onde é realizada a junção das semiasas e asa-fuselagem e a instalação de sistemas elétricos, mecânicos, trens de pouso e dos motores, além de serem realizados diversos testes elétricos e mecânicos. Por fim, conheceu o interior da segunda aeronave KC-390 que será entregue à FAB.
"Quando estamos no plenário da Câmara discutindo algum projeto relacionado a essa área fica uma coisa muito fria porque é algo meio imaginário. Agora quando fazemos essa visita é que percebemos ainda mais a importância. Nós saímos daqui, tendo a certeza da necessidade de muito mais recursos para essa área porque os recursos são muito bem investidos para colocar o Brasil no topo da aviação no mundo", concluiu o Deputado Federal Gilberto Nascimento Silva.
...
Colaboração: Gustavo Maia/GYN.
...
Tópicos relacionados:
- FORÇA AÉREA BRASILEIRA RECEBEU O PRIMEIRO KC-390
- "REVO" ENTRE GIGANTES - FAB KC-130M E O EMBRAER KC-390
- PRIMEIRO POUSO DO KC-390 NA BASE AÉREA DE ANÁPOLIS
- FAB 6100: O ÚNICO LEAR 55 DA FORÇA AÉREA
- EMBRAER: 50 ANOS DO BANDEIRANTE
- CORSÁRIO 50 - JUBILEU DE OURO DO 2º/2º GT
- FAB ADESIVA AERONAVES PARA CAMPANHA DIMENSÃO 22
- PRIMEIRO POUSO DO KC-390 NA BASE AÉREA DE ANÁPOLIS
- PT-ZNF: KC-390 ADESIVADO
- HISTÓRIA: A FAB E OS VOOS DA COQUELUCHE
- FORÇA AÉREA BRASILEIRA 2101 OU FAB ZERO-UNO!
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com