sábado, 1 de fevereiro de 2020

HISTÓRIA: VARIG PP-VBF - CRIME NO RIO DE JANEIRO!


VARIG PP-VBF: CRIME NO RIO DE JANEIRO!

   Na sexta-feira (31/JAN), o lendário DC-3 da VARIG (PP-VBF) que estava precariamente preservado na Fundação Ruben Berta (FRB), ao lado do Galeão/RJ (GIG), foi completamente destruído para virar ferro-velho.

   Segundo o jornal Correio da Manhã, a decisão de cortar o velho Douglas partiu dos gestores da FRB, os quais alegam alto custo para restaurá-lo e a necessidade de liberar a área para a concessionária do aeroporto.

   A atitude intempestiva foi considerada pela comunidade aeronáutica nacional, um crime contra a história da aviação brasileira, gerando protestos nas redes sociais, os quais o Site AeroEntusiasta se uniu.
 

 

 
Imagens que circularam nas Redes Sociais logo após o desmanche.
  
   O destino final do PP-VBF foi motivo de preocupação do amigo e colaborador VITO CEDRINI, que escreveu um artigo publicado no Site AeroEntusiasta a quase 10 anos atrás.

   No texto, que reproduzimos a seguir, Cedrini demonstrava a sua preocupação com o futuro do velho Douglas DC-3 após o fechamento da VARIG, inclusive alertando sobre a possibilidade do avião ir parar no ferro-velho. 

   Leiam o artigo e vejam fotos históricas do PP-VBF.

..................................................................................................................................................


PP-VBF: ESQUECERAM DE MIM!

por Vito Cedrini # Julho/2010 

Depois da turbulência passada pela velha VARIG e sua consequente venda para a GOL, uma situação pendente preocupa entusiastas e admiradores de um clássico dos ares. A incerteza está na situação do DC-3 prefixo PP-VBF, que encontra-se na entrada da área industrial do Galeão, onde as intempéries do clima estão degradando rapidamente a fuselagem da aeronave. 
A carcaça do velho bimotor não tem destino sabido, entretanto espera-se que os responsáveis não deixem que este personagem da história da aviação nacional seja desmantelada pelo clima litorâneo carioca, hostil ao velho pássaro de prata. 

O autor termina o texto assim: "Preocupa-me quem é o dono  real dele, pois com o fim da Varig, não tenho ideia de quem seria o "dono", a Gol, A Varig velha, a Flex, a Fundação? Ficou sem "pai nem mãe"? Aí  mora o perigo, alguém pode decidir vende-lo para o ferro-velho, tudo é possível."

Abaixo vida operacional desta aeronave está resumida no quadro abaixo, mas a sua história e o legado das suas atuações pelos rincões de nosso país é muito maior, não cabendo em poucas linhas.


 

 

  

 .


Tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................