quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

AIRBUS: C295 REALIZA REABASTECIMENTO EM VOO

Airbus Defense ©
   Getafe, 29 de janeiro de 2020 - O Airbus C295 realizou com sucesso os primeiros contatos molhados (transferência de combustível) durante uma campanha de testes de reabastecimento em voo ou "air-to-air" (AAR).

   Os primeiros contatos secos (sem transferência de combustível) ocorreram em dezembro de 2019 e foram realizados em configuração com a rampa fechada, mangueira de 100 pés e sistema de visão remota. Os contatos molhados, realizados em Sevilha, Espanha, ocorreram em janeiro de 2020, entre uma aeronave-tanque Airbus C295 e uma aeronave operacional C295 da Força Aérea Espanhola como receptor, e aconteceram em velocidades de voo entre 100 e 130 nós.

   A aeronave-tanque estava equipada com o kit AAR removível e realizou cinco contatos molhados, transferindo um total de 1,5 toneladas de combustível. Os testes foram conduzidos em condições de luz do dia. O capitão Gabiña, piloto da Força Aérea Espanhola que participou da campanha de testes, disse: 'O grau de dificuldade nos testes de voo é sempre alto, pois envolve a realização de manobras que ninguém havia feito antes. Note-se que, devido ao comportamento positivo da aeronave, a operação foi um sucesso'.

  A campanha de testes de voo também incluiu operações de vôo noturno e o bem-sucedido teste de proximidade em posição de pré-contato com um caça F18 da Força Aérea Espanhola a uma velocidade de 210 nós.

Airbus Defense ©
   Os testes bem-sucedidos ampliarão a versatilidade da marca registrada do C295 para operações táticas, incluindo missões de reabastecimento para helicópteros, transporte e aeronaves de combate. (Fonte: Airbus Defense)



Tópicos relacionados:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: aeroentusiasta@gmail.com
..............................................................................................................................................................