segunda-feira, 20 de abril de 2020

HISTÓRIA: O RARO HÉRCULES (FAB 2468) EM PORTO ALEGRE

FAB 2468 taxiando em POA no dia 20/ABR/1987
   A imagem acima é um raro registro capturado com uma primitiva câmera fotográfica Kodak Instamatic, no terraço aberto do Aeroporto de Porto Alegre/RS (POA) há exatos 33 anos. Possivelmente esta seja a única imagem em solo gaúcho do FAB 2468, um C-130H (cn 382C-4998) "tinindo de novo" recebido pela FORÇA AÉREA BRASILEIRA diretamente da fábrica havia poucos dias.

   O FAB 2468 chegou no Brasil no dia 03/MAR/1987, sendo o último de uma trinca de C-130 modelos H, adquiridos pelo governo brasileiro diretamente da Lockheed Aircraft Co. (2466, 2467 e 2468). Conforme chegaram ao nosso país, os novos Hércules foram postos em operação, ainda em metal polido, sem a camuflagem padrão verde-cânhamo. A pintura seria realizada na medida que os aviões parassem para revisão.

   Em 14/DEZ/1987 o "Dois-Quatro-Meia-Oito" fazia um voo de rotina transportando cargas e passageiros entre o Rio de Janeiro/RJ (GIG) e a ilha de Fernando de Noronha/PE (FEN), com escala no Recife/PE (REC). A decolagem da capital pernambucana, última etapa do voo, ocorreu por volta de 20h30 horário local e a bordo estavam seis tripulantes, 23 passageiros e quase 12 mil quilos de cargas, sendo que apenas um compressor pesava aproximadamente 11 toneladas, segundo os jornais da época. Uma hora após a saída, iniciou-se a descida para o arquipélago de Noronha, e faltando apenas 8 milhas para o pouso, a aeronave inesperadamente entrou em um trágico mergulho no mar. Infelizmente todos os 29 ocupantes faleceram e os destroços repousam no Oceano Atlântico, numa profundidade aproximada de 2 mil metros. Segundo as análises da perícia que investigou o acidente, provavelmente ocorreu o desprendimento interno da carga do C-130, que não estava devidamente presa ao piso da aeronave, causando o deslocamento do centro de gravidade, tornando o voo incontrolável.


Jornal Folha de São Paulo - 16/DEZ/1987 p. A13
   Desde 1964 até hoje passaram pela frota da Força Aérea Brasileira 29 C-130 Hércules, destes atualmente onze C-130M (modernizados) estão operacionais. A imagem acima é um registro histórico do 19º C-130H recebido pela FAB, ainda em "bare metal" (metal polido), da maneira que foi entregue pela fabricante Lockheed e que, infelizmente, foi tragicamente perdido neste acidente nove meses após chegar no Brasil. 


Todos os C-130 da FAB - Fonte: AeroFórum



Tópicos de interesse:
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
..............................................................................................................................................................