domingo, 9 de março de 2025

HISTÓRIA: VISCOUNT EX-VASP "PRESERVADO" NO URUGUAI (PP-SRF)

 

CX-BJA ex-PLUNA (ex-VASP PP-SRF) preservado no Museu Aeronáutico do Uruguai em janeiro de 2025 (Foto: Fábio Luís Fonseca # Site AeroEntusiasta).

No final do ano de 1958, a VASP recebeu o seu quarto Vickers Viscount 827 adquirido novo da fábrica. Matriculado PP-SRF (c/n 400) ele voou para a companhia brasileira até o segundo semestre de 1975, quando foi vendido junto com outros três V-827 para a empresa uruguaia PLUNA, onde recebeu a matrícula CX-BJA. 

Na década de 1950 a VASP procurava modernizar a sua frota, constituída basicamente por envelhecidos Douglas DC-3 e Saab Sandia. A escolha recaiu sobre os avançados turboélices Viscount 827 fabricados pela empresa britânica Vickers Armstrong.

Equipados com quatro motores Rolls-Royce Dart (1991 HP cada), o V827 podia transportar confortavelmente 56 passageiros, voando a uma velocidade de 352 nós (cerca de 566 Km/h), muito superior a qualquer aeronave a pistão da época. Além disso, o turboélice Viscount era pressurizado, portanto voava em altitudes de até 26 mil pés, muito acima dos demais aviões  sem pressurização.

A VASP comprou seis Viscount 827 novos, os quais foram recebidos entre 1958 e 1960 e a faixa de  matrículas de PP-SRC à PP-SRG. Como o moderno avião "caiu no gosto da clientela", em 1963 a empresa expandiu a frota, comprando dez aviões de segunda mão, desta vez do modelo menor V701 para 44 passageiros e matriculados PP-SRI,PP-SRJ e PP-SRL à PP-SRS.

PP-SRF taxiando no Aeroporto de Congonhas em 1972 (Foto: R.A. Scholefield).


Entre o final da década de 1960 e o início de 1970, seis acidentes (três com V827 e três com V701), somado à chegada dos modernos jatos comerciais, levaram os elegantes Viscount para o segundo plano. Em 1975, um decreto do Departamento de Aviação Civil (DAC) padronizando a ponte aérea Rio-São Paulo com os Lockheed L-188 Electra II operados em pool entre a VARIG, VASP e Transbrasil, colocou a pá de cal para os Viscount.

Em boas condições, os três V827 remanescentes (PP-SRC, PP-SRF e PP-SRH) foram vendidos em 1975 para a PLUNA, que os rematriculou CX-BIY, CX-BJA e CX-BIZ, respectivamente. Apelidado “La Bruja” ("A Bruxa") por causa da sua matrícula (BJA), o CX-BJA foi inserido na malha regular da empresa. Além disso, ele foi escolhido como avião presidencial, transportando as autoridades uruguaias em seus deslocamentos regionais.

Em 1982, a PLUNA comprou três novos Boeing 737-200 e seus envelhecidos Viscount foram gradualmente retirados da malha. O CX-BIY foi vendido para o exterior, o CX-BIZ virou ferro-velho, enquanto o CX-BJA resiste bravamente ao tempo até os dias de hoje ao lado do Aeroporto Internacional de Montevidéu.

CX-BJA em operação pela PLUNA na década de 1970 (Foto: arquivo Museu Aeronáutico do Uruguai).



CX-BJA

Em 1984, o CX-BJA foi doado ao Museu da Aeronáutica do Uruguai, que na época ficava distante do Aeroporto de Carrasco, em Montevidéu. Os custos para desmontar e transportar o quadrimotor foram considerados elevados, então foi decidido deixá-lo estacionado ao lado do terminal de passageiros de Carrasco. 

Expostos às intempéries, em 1990 voluntários resolveram limpar e pintar o CX-BJA, aplicando nele as novas marcas e cores da PLUNA, as quais nunca foram utilizadas pelo Viscount na sua vida operacional.

Com a construção do novo Terminal de Passageiros de Carrasco em 2004, o CX-BJA foi transferido de local, onde ficou abandonado por mais de 10 anos. Em maio de 2015, a Associação dos Amigos do Museu da Aeronáutica levou o V827 para o gramado ao lado da cabeceira de uma pista desativada, junto com dois Boeing 737-200 da PLUNA abandonados.

Interior restaurado do CX-BJA (Foto: arquivo Museu Aeronáutico do Uruguai).


Com o decreto do leilão dos bens da PLUNA em 2017, o Viscount CX-BJA foi indevidamente incluído como espólio, ignorando o fato de que ele havia sido doado ao Museu da Aeronáutica em 1984 e, portanto, não era propriedade da companhia aérea falida.

Em decorrência disso, a Academia de História da Aeronáutica e a Associação dos Amigos do Museu tomaram providências, levando o caso às autoridades. Após a comprovação documental, o então Comandante da Força Aérea Uruguaia, General Zanelli, impediu a venda do CX-BJA e o transferiu para a Base Aérea I, onde em 2013 foi estabelecida a nova sede e hangar do Museu Aeronáutico. 

Em meados de 2021, voluntários restauraram o interior do Viscount da PLUNA, resgatando a cabine de passageiros e o painel de instrumentos original. Apesar do exterior estar bastante afetado pelo clima, o interior foi transformado em uma sala de exposições aberta ao público do Museu. Mas atenção: clique aqui e verifique os dias de visitação do Museu para não ter surpresas desagradáveis de encontrar os portões fechados.

Localização do V827 CX-BJA ao lado do Aeroporto Internacional de Montevidéu (Foto: Google Maps).


VICKERS VISCOUNT 827 (c/n 0400)

12/1958 - Recebido novo pela VASP (PP-SRF)
11/1975 - Vendido para PLUNA (CX-BJA)
1982 - Aposentado pela PLUNA (CX-BJA)
1984 - Doado ao Museu de Aeronáutica (CX-BJA)
1990 - Repintado no novo padrão da PLUNA (CX-BJA)


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