Texto/Fotos: Vito Cedrini
A extinta CRUZEIRO DO SUL foi a terceira companhia aérea brasileira a operar com o jato comercial francês Sud Aviation Caravelle, depois da VARIG e da Panair do Brasil.
Em 21/05/1962 o então Presidente da Cruzeiro do Sul, Dr. José Bento Ribeiro Dantas, assinou um contrato envolvendo a aquisição de quatro Caravelles SE-210 VI-R, equipados com motores Roll Royce Avon 533R.
Os dois primeiros exemplares, PP-CJA (c/n 129) e PP-CJB (c/n 133), foram recebidos na fábrica em 13/12/1962, o terceiro PP-CJC (c/n 062) em 30/06/1963 e o quarto PP-CJD (c/n 168) em 08/07/1963. Interessante observar que o PP-CJC foi um dos protótipos produzidos para homologação da versão VI-R.
Cabe lembrar que após a “falência” da Panair do Brasil, em fevereiro de 1965, a Cruzeiro do Sul recebeu três Caravelles VI-R, o PP-PDX (c/n 126), PP-PDV (c/n 120) e PP-PDZ (c/n 131).
PP-CJA logo após sua chegada no Galeão em 10/06/1979 para revisão pré-entrega ao novo proprietário (Foto: Vito Cedrini). |
Voltando à nossa aeronave em particular, o PP-CJA, efetuou seu voo inaugural em 26/11/1962 com a matrícula de testes francesa F-WJAK. O seu translado para o Brasil (juntamente com o PP-CJB) ocorreu entre os dias 22 e 23/12/1962 na rota Toulouse (França) - Casablanca (Marrocos) - Dakar (Senegal) / *pernoite* / Recife (PE) - Rio de Janeiro/Galeão (RJ).
Em 09/01/1963 o PP-CJA entrou em operação na malha da Cruzeiro do Sul na rota do Rio de Janeiro/Galeão (GIG) - Recife (REC). A sua última operação aconteceu em 29/06/1975 na rota Manaus (MAO) - Rio Branco (RBR) - Porto Velho (PVH) - Cuiabá (CGB) - Campo Grande (CGR) - Congonhas (CGH) - Galeão (GIG). No dia seguinte ele foi transferido para estocagem em Porto Alegre (POA), quando acumulava 29.156 horas de voo totais e 21.149 ciclos.
N807MW nas cores da Airbone Express pousando em Miami em 03/04/1982 (Foto: Lewis Grant) |
Em 30/04/1979 a Cruzeiro do Sul assinou a venda para a empresa norte-americana Airbone Express. Em 08/06/1979 foi levado para o Galeão (GIG), onde realizou um voo de testes pré-entrega. Ostentando a a matrícula americana N907MW, em 08/08/1979 o ex-PP-CJA decolou para seu seu novo proprietário nos EUA.
N807MW servindo para treinamentos no Aeroporto de Cinccinati (Foto: Texjohn´s Aviation) |
Em 15/12/1982 a Airborn Freight retirou o N907MW de operação, armazenando em Illinois (USA). Em 21/06/1984 foi doado para a concessionária do Aeroporto Internacional de Cincinnati/Northern Kentucky (CVG Airpot), onde sua fuselagem foi utilizada para treinamentos. Finalmente, entre dezembro de 2012 e o início de 2013 o antigo SE-210 Caravelle foi desmontado e suas partes vendidas como sucata.
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