quinta-feira, 21 de maio de 2020

HISTÓRIA: UM ELECTRA "NOVINHO" PARA A VARIG

A imagem acima foi capturada por uma primitiva câmera fotográfica Kodak Instamatic no dia 21 de setembro de 1986. O local era o estacionamento para visitantes e funcionários do Centro de Manutenção (CEMAN) da VARIG, ao lado do Aeroporto Salgado Filho de Porto Alegre/RS. Na época, o acesso era livre pela portaria principal da empresa, e podia-se chegar na cerca que ficava bem pertinho dos hangares e do pátio onde estavam os aviões em manutenção (inclusive a cerca aparece no canto superior direito da imagem!). 


Era um final de tarde de sábado e não havia muita movimentação no local. 



Na cerca cujo lado dava vista para o Hangar 2, estavam dois Lockheed L188 Electra II. Em primeiro plano o PP-VNJ, recebido pela VARIG e março daquele ano e que estava em fase final de revisão para entrar em serviço na ponte aérea Rio-São Paulo. Atrás do "VNJ" estava o L-188 da equatoriana TAME (HC-AZJ), que passava por uma revisão completa nas oficinas "variguianas". Curiosamente três anos depois, em 04/SET/1989, este avião foi perdido em acidente na aterrissagem no Aeroporto de Tulcán/Equador (TUA), devido a problemas no trem de pouso.
 
Kodak Instamatic e o mapinha do local da foto
A história dos 15 Electras da Varig é bastante conhecida, então vamos nos deter apenas no PP-VNJ, objeto da fotografia que originou esta postagem. 


O PP-VNJ (c/n 1050) foi o 50º L-188 fabricado pela Lockheed Corporation e foi entregue para American Airlines em 16/ABR/1959, onde recebeu a matrícula N6111A e o nome de batismo "Flagship Tulsa". Em NOV/1966 ele foi repassado para a Air Califórnia (N278AC) onde voou até DEZ/1968, quando foi adquirido pela empresa de leasing GATX, que imediatamente o repassou para a F. B. Ayer. Esta, por sua vez, arrendou o N278AC para Ecuatoriana de Aviación. Em OUT/1974 o Electra foi recebido estatal TAME (Transportes Aéreos Militares do Ecuador), um braço da Força Aérea Equatoriana, onde foi matriculado como HC-AZL / FAE-1050.


A TAME foi fundada em 17 de dezembro de 1962 com objetivo de transportar passageiros e cargas para as principais cidades do país, principalmente para locais com precária infraestrutura rodoviária. A empresa acabou se tornando um símbolo nacional, ao interligar diversos destinos nacionais desde a Amazônia, Serra, Costas até as remotas Ilhas Galápagos.
No final de 1985 a TAME tinha quatro Electras na sua frota, a saber: HC-AZJ/FAE-2004, HC-AZL/FAE-1050, HC-AZY/FAE-1052 e HC-AZY/FAE-1040. Naquele momento a frota necessitava de revisão pesada com custos financeiros elevados. Como opção para diminuir os gastos na manutenção, a empresa equatoriana propôs à Varig entregar duas aeronaves como pagamento da revisão de dois Electras. O acordo foi fechado e assim a empresa brasileira receberia em MAR/1986 os seus dois últimos L-188, o PP-VNJ (ex. HC-AZL / FAE-1050) e PP-VNK (ex. HC-AZT / FAE-1040). Ambos foram completamente revisados e padronizados nas oficinas da empresa de Porto Alegre/RS e Congonhas/SP, respectivamente. Por sua vez a TAME teve os seus dois L-188 restantes revisados pela Varig. 


Continuando a vida operacional do PP-VNJ, ele voou nas cores da Varig por quase seis anos e em meados de 1992, foi retirado de serviço e encostado no Aeroporto de Congonhas/SP. Em AGO/1993 foi visto no hangar sem a pintura Varig, com a fuselagem branca na parte superior e polido na parte inferior. Curiosamente naquele momento ele estava com duas matrículas, a brasileira próximo ao nariz e a nova, HR-AML, na parte traseira da fuselagem. Em OUT/1993 foi entregue para a empresa congolesa Interlink, onde voou por aproximadamente quatro anos, até que em DEZ/1997 foi negociado pela empresa cargueira austríaca Amerer Air. Foi transladado com a matrícula EL-WSS na rota Lanseria/África do Sul (HLA), Nairobi/Quênia (NBO), Linz/Áustria (LNZ), sede da companhia cargueira. Este foi o fim da vida operacional do PP-VNJ, que foi comprado para servir como spare parts, fornecendo peças para o restante da frota de L-188 da Amerer Air. Finalmente, em MAI/2002 ele foi visto em LNZ sem os trens de pouso e motores, em avançado processo de desmantelamento.


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