sábado, 30 de maio de 2020

MOSCA-BRANCA #1: AIRBUS A340 AFEGÃO EM CABO FRIO/RJ!

Airbus A340-300X da KAM AIR no solo de Cabo Frio/RJ (Olas Ramon © 29/05/2020)
   Neste primeiro "Mosca-Branca", trazemos utráfego ultra-raro que visitou a América do Sul na semana passada. Para deixar mais inusitada a operação, o jato oriental pousou no Aeroporto de Cabo Frio, no Rio de Janeiro!

   
   O Airbus A340-300X da companhia afegã KAM AIR, prefixo YA-KMU (cn 302), trouxe equipamentos médicos da China para o Brasil, para ajudar no combate ao Covid-19. O voo KMF 3313 partiu de Nanjing/China (NKG), fez uma escala técnica em Nairobi/Quênia (NBO) e chegou em Cabo Frio/RJ (CFB) na noite de 28/MAI. Permaneceu no solo cabofriense por quase 24 horas, decolando no final da tarde de 29/MAI como KMF 3314 com destino à Cabul/Afeganistão (KBL) e parada em Nairobi. A aeronave não ostenta a pintura padrão da empresa, tendo apenas a fuselagem branca, os títulos e o leme vermelho.

   Sediada em Cabul, Afeganistão, a companhia aérea privada Kam Air iniciou as atividades em 2003 com apenas um Boeing 727-200. O site oficial da empresa informa que ela atualmente voa para dez destinos internacionais na Ásia e Oriente Médio, além de uma dúzia de rotas nacionais. Por causa de inconformidades técnico-operacionais, a empresa está proibida de operar na Europa e Estados Unidos.

   Obter informações precisas sobre a frota da Kam Air não é tarefa simples. O site da empresa informa que ela teria quatro Airbus A340, seis Boeing 737, um Boeing 767 e dois ATR42-500. Por outro lado, o conhecido  site AirFleets trás informações divergentes, com quatro Airbus A340-300X (YA-KME, YA-KMH, YA-KMT e YA-KMU), dois ATR42-500 (YA-KMP e YA-KMQ), um MD-83 (YA-KMD), três Boeing 737-300 (YA-KMJ, YA-KMK, YA-KMN) e um 737-500 (YA-KMS). De todos os 737, apenas um estaria com status operacional atualizado, segundo pesquisas no FligthRadar24.

   A imagem que ilustra este post é de autoria de Ramon Olas, e mostra o A340 afegão no solo do Aeroporto Internacional de Cabo Frio/RJ (CFB/SBCB), o primeiro aeroporto público com gestão privada no Brasil. Está  situado na principal região petrolífera do país (Bacias de Campos e Santos) e tem infra-estrutura que o habilita à receber aeronaves de grande porte de carga e passageiros, além de operações de helicópteros off-shore.




.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br
.............................................................................................................................................................