Speed Brake do Fokker 100 da TAM aberto quase sobre a cabeceira 11 de POA © 2003 |
O Speed Brake no cone de cauda do Fokker 100
Autor Cmte. Francisco Prado
* Texto publicado originalmente no Site AeroEntusiasta em AGO/2004.
O Speed Brake é um dispositivo utilizado para reduzir a velocidade e incrementar razões de descida. Diferente de outras aeronaves que tem a sustentação destruída com o acionamento deste dispositivo, no Fokker 100 ele provoca um aumento de arrasto, ao invés de atuar na sustentação. O segredo está na localização das partes móveis do sistema, que situam-se no cone de cauda da aeronave e são controlados por uma alavanca localizada no pedestal do cockpit. A alavanca tem duas posições (IN e OUT), e utiliza o sistema hidráulico número 1 para estender e retrair o dispositivo. Quando está estendido (OUT) duas luzes (uma para cada piloto) ficam acesas no painel de instrumentos.
Detalhe da posição da alavanca do Speed Brake no cockpit do Fokker 100 © Tom Jutte |
A operação
O Speed Brake pode ser estendido quando as manetes de potência estão abaixo da posição "MIN TO" (minimun take off), ou quando o trem de pouso está baixado, exceto quando em "AFCAS" (Automatic Flight Controls Augmentation System) - sistema de controle usado principalmente para selecionar proa e velocidade durante aproximações ou vetoração e no modo "TO" ou "GO" (take off ou go around).
O Speed Brake pode ser recolhido manualmente, pela alavanca ou automaticamente. O recolhimento automático ocorre quando:
- Ativado TOGA (Take Off Go Around), ou potência para decolagem ou arremetida automática;
- Manetes avançadas além da posição MIN TO com trem em cima;
- Trem selecionado em cima com ambas manetes acima do TO MIN (caso da arremetida manual).
Detalhe do Speed Brake do PT-MRQ na curtíssima final da pista 11 de POA © 2003 |
Panes
Em caso de falha elétrica o Speed Brake recolherá automaticamente de forma mais lenta que o normal. Em caso de falha hidráulica ele permanecerá na posição selecionada pela alavanca. Se estendido, só recolherá quando posicionar a alavanca em "IN", o recolhimento é executado pela carga aerodinâmica, sendo mais lento que o normal.
Quando e onde é usado?
Nas aproximações com velocidade liberada, pode-se chegar bem próximo do marcador externo (OM) com alta velocidade e então reduzi-la rapidamente utilizando o Speed Brake. Também são muito utilizados quando em procedimentos com velocidade reduzida e grande razão de descida.
Algumas aproximações como por exemplo para o Aeroporto Santos Dumont (SDU) no Rio de Janeiro, ou para a pista auxiliar do Aeroporto de Congonhas (CGH) em São Paulo, o Speed Brake é estendido ao cruzar 500 pés de altitude.
O Speed Break posicionado no cone de cauda, como nos Fokker 28 ou na família Avro RJ, é um dispositivo realmente muito versátil, que facilita a pilotagem principalmente em áreas terminais de tráfego congestionado com modificações bruscas nas instruções do controle de tráfego aéreo.
Speed Brake do Fokker 28 da argentina AeroGaucho em ação sobre a cabeceira 11 de POA © 1998 |
Tópicos de interesse:
- HISTÓRIA: VARIG PP-VBF - CRIME NO RIO DE JANEIRO!
- HISTÓRIA: O BRASIL E OS 50 ANOS DO BOEING 747
- HISTÓRIA: VARIG - O LOGOTIPO REJEITADO
- PORTUGAL: TAP APOSENTA OS AIRBUS A340-300
- S9-BAP: O ÚNICO YAKOLEV 40 OPERADO NO BRASIL
- HISTÓRIA: A FAB E OS VOOS DA COQUELUCHE
- HISTÓRIA: UNEX LINHAS AÉREAS (1997 - 1999)
- 05/JAN/2018: 63 ANOS DA TRANSBRASIL
.............................................................................................................................................................
Colabore com o Site AeroEntusiasta @ Contato: fabio@aeroentusiasta.com.br