quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

FEDEX APOSENTOU OS ÚLTIMOS TRIJATOS MD-10F

MD-10-10F da FEDEX, matrícula N396FE (Foto: SKP).


No apagar as luzes de 2022, a companhia aérea cargueira FEDEX retirou de serviço seus últimos McDonnell Douglas MD-10-30F operacionais. Para promover a desativação dos seus últimos trijatos, a empresa aguardou a passagem do período de natal, momento em que a demanda pelo transporte de cargas é muito elevado. 


A última operação ocorreu no dia 31/12/2022, quando a aeronave, matrícula N311FE, operou o derradeiro voo "FDX 168" de Monterrey (México) para Memphis (EUA), sede mundial da companhia. No último dia de operações a FEDEX tinha oito MD-10-30F na sua frota:

  • N306FE (c/n 48287), último voo 31/12/22, FDX 147 Toronto - Memphis;
  • N307FE (c/n 48291), último voo 30/12/22, FDX 135 Toronto - Memphis;
  • N311FE (c/n 46871), último voo 31/12/22, FDX 168 Monterrey - Memphis;
  • N313FE (c/n 48311), último voo 29/12/22, FDX 151 Toronto - Indianápolis;
  • N316FE (c/n 48314), último voo 31/12/22, FDX 154 Toluca - Memphis;
  • N318FE (c/n 46837)último voo 30/12/22, FDX 147 Toronto - Memphis;
  • N319FE (c/n 47820), último voo 29/12/22, FDX 1601 Dallas - Indianápolis;
  • N321FE (c/n 47836)último voo 29/12/22, FDX 254 Toluca - Memphis.


Desde 1980, quando recebeu o primeiro DC-10, a FEDEX operou um total de 112 cargueiros da família, dividido em três versões diferentes: DC-10-10F (25 unidades), DC-10-30F (06) e MD-10-30F (81). 

O MD-10 é a designação utilizada após alguns antigos DC-10-10 e DC-10-30 passarem por modernização realizada pela Boeing entre 1999 e 2010. Na revitalização os trijatos receberam modernos aviônicos digitais na cabine de comando sob o conceito "glasscockpit", o que permitiu o descarte do terceiro tripulante de cabine (flight engineering) e deixando essas aeronaves muito similares aos MD-11F. A atualização estendeu a vida operacional desses clássicos em até 13 anos. 

MD-10-30F da TAB (CP-2791) ex-FEDEX N314FE (Foto: Fábio Luís Fonseca).


Pelo menos dois MD-10 ex-FEDEX encontraram novos operadores: N301FE (c/n 46800) EM 2010 foi adquirido pelo no Projeto Orbis (hospital oftalmológico voador) como N330AU. O N314FE (C/N 48312) em 2013 foi para a companhia aérea boliviana TAB Cargo (CP-2791).

Dois trijatos froram perdidos em acidentes: N364FE (c/n 46600) em 18/12/2003 fez um pouso forçado em Memphis, resultando no colapso do trem de pouso e incêndio. O segundo, N370FE (c/n 46608) em um evento semelhante em 28 de outubro de 2016 em Fort Lauderdale, na Flórida. 

Com a introdução dos novos bimotores Boeing 767F e Boeing 777F, a frota dos envelhecidos trijatos cargueiros começou a ser reduzida. 

MD-10-30F N307FE ao lado de um Airbus A300F-600R N671FE (Foto: SKP).




Seguiram para estocagem em Victorville, na Califórnia, as seguintes aeronaves: N311FE; N313FE, N316FE, N318FE e N319FE. Com a baixa procura por esses antigos trijatos, cujo volume de carga útil é similar à um bimotor Boeing 767-300F, que consome muito menos combustível e emite menos ruído, possivelmente o destino dessas aeronaves será o desmantelamento.