sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

PLACAR RECEBENDO O SEGUNDO EMBRAER 190-E2

 

O novo Emb190-E2 da PLACAR, matrícula brasileira PS-YVL, visto em Macon, na Geórgia (EUA),em fevereiro de 2024, ainda com a matrícula provisória 2-RMLT (Foto: Dunkan Kirk).

PLACAR LINHAS AÉREAS (PLS) está incorporando o segundo Embraer E190-E2 à sua frota. A companhia aérea brasileira pertencente ao grupo Crefisa, liderado pela empresária Leila Mejdalani Pereira, atual presidente da Sociedade Esportiva Palmeiras.

A aeronave, matrícula PS-YVL (c/n 19020016), iniciou o voo de translado nesta sexta-feira (12/12/2025) a partir do Aeroporto Regional de Middle Georgia (MCN/KMCN) com destino ao Aeroporto Internacional de Barbados (BGI/TBPB). Após pernoite, ele segue amanhã diretamente para Foz Do Iguaçu (IGU/SBFI), no Paraná.

Apesar de ter sido fabricado em 2021, este E190-E2 curiosamente nunca operou  para nenhuma empresa aérea. Originalmente ele foi produzido para a chinesa Fuzhou Airlines, para a qual nunca foi entregue. Posteriormente esteve na mira de mais três empresas, a Somon Air, a Congo Airways e a Madagascar Airlines, mas os negócios nunca avançaram.

Finalmente, no início de 2024, o jato foi negociado pela PLACAR, através da Sport Action LLC. Em fevereiro de 2024 ele foi visto no Aeroporto Regional de Middle Georgia, em Macon, EUA, ostentando a pintura completa da PLACAR e a matrícula provisória 2-RLMT. 

O novo PS-YVL se junta à frota da PLACAR, que até hoje era composta apenas pelo Embraer E190-E2, matrícula PS-LMP (iniciais da proprietária da empresa), recebido em junho de 2023.

Em 15 de agosto deste ano, a empresa obteve o Certificado de Operador Aéreo (COA) da ANAC, com o qual ficou autorizada a realizar operações não regulares transportando passageiros no Brasil e na América do Sul.

Tópicos de interesse: